A Igreja Nossa Senhora do Rosário está localizada na entrada da cidade onde era o antigo caminho da estrada real, que liga Morro do Pilar ao município. Não se tem registros exatos de sua edificação, entretanto segundo a historiografia da cidade que remonta o ciclo do ouro, sua criação provavelmente possui relação com a Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos existente no século XVIII na região do Mato Dentro. A Igreja abre suas portas em dias específicos, com nos dias dos festejos de Nossa Senhora do Rosário, Festa do Divino e Sagrado Coração de Jesus, que ocorrem no mesmo período.

Tel.: (31) 3836-5218

pnsoliveiras@gmail.com

Rua do Rosário, s/n - Centro

CEP 35.820-000 - Itambé do Mato Dentro - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Em frente a pousada Pensão Cantinho da Paz.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

A administração da Igreja fica por conta da secretaria da Matriz que funciona de segunda a sexta-feira de 08:00 ás 16:00.
Quando são celebradas as festividades acima citadas a Igreja abre as 19horas permanece aberta até o final da celebração.

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Contemplação e manifestações religiosas.

Necessário autorização prévia

Sim, em dias comuns a Igreja fica fechada, para visitá-la necessita pegar a chave ou na secretaria Matriz Nossa Senhora das Oliveiras ou com a Zeladora Dona Dirce.

Informações complementares

Na área onde está a edificação da Igreja Nossa Senhora do Rosário estão no entorno um velório, um cemitério e uma praça denominada Praça do Rosário constituída desde 21 de Junho de 2008.
Em 2006 a Igreja foi inventariada como bem cultural da cidade, seu processo de patrimônio não ocorreu.

Acessibilidade