A Cachoeira do Vô Delfim é um bem inventariado do Patrimônio Cultural Natural de Itanhandu. Localizada no leito do Rio Verde, em uma propriedade particular, no Bairro Jardim, está a 9 Km de distância do centro da cidade. A Cachoeira do Vô Delfim está a 900 m de altitude em uma área original de Mata Atlântica, hoje substituída em sua grande maioria por áreas de pastagem. Ainda conserva pequenos fragmentos da sua mata ciliar.

Tel.: (35) 3361-3618

turismo@itanhandu.mg.gov.br

Jardim, - Jardim

CEP 37.464-000 - Itanhandu - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Localizada no leito do Rio Verde, em uma propriedade particular, no Bairro Jardim, está a 9 Km de distância do centro do município. A Cachoeira do Vô Delfim está a 900 m de altitude em uma área original de Mata Atlântica, hoje substituída em sua grande maioria por áreas de pastagem. Mesmo assim, ainda conserva pequenos fragmentos da sua mata ciliar, foi sinalização desde o trevo da cidade, até a entrada da cachoeira.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

É caracterizada por uma pequena queda d’água e poços para banho. O uso pela população é intenso durante o verão e dias quentes em qualquer estação, principalmente nos finais de semana e feriados.

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Descida de boia, mergulho, banhos no poço e na queda d’água e banho de sol nas formações rochosas na lateral do rio. No período de verão fazem tirolesa e escalada na pedreira em frente à cascata.

Informações complementares

Em março de 2014, após dois incêndios na pastagem local, o Instituto SuperAÇÃO, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu um mutirão de reflorestamento na área afetada. Foram plantadas 40 mudas, entre nativas e frutíferas, para a recuperação da mata ciliar do Rio Verde.

Acessibilidade