O prédio da Estação Ferroviária, construído em 1943, consiste numa construção térrea sobre base de pedra com revestimento cimentado. Está implantada em terreno plano, acima do nível da rua (60cm – atingida por três degraus que vencem o desnível), próximo ao leito dos trilhos de ferro, que outrora foram muito utilizados para a passagem do trem. A cobertura em duas águas vedada por telha cerâmica plana está escondida totalmente pela platibanda. As fachadas não são simétricas, cada face possui um determinado número de vãos, distribuídos de forma diferente.
Atualmente, o transporte ferroviário está desativado, tal quadro contrasta com as intensas atividades do trem durante grande parte do século XX, período este em que a edificação era uma das grandes referências para os itanhanduenses. Houve muitas mudanças nas paredes internas com vistas a conformarem os espaços utilizados por famílias que para lá mudaram ao longo dos anos – tais movimentos iniciam-se mais sistematicamente na década de 80, quando o trem de passageiros é desativado e, aos poucos, no período em que os veículos de carga também têm suas viagens reduzidas até o total desuso no início dos anos 90. Pinturas ocasionais foram realizadas objetivando uma melhor conservação do imóvel, não sendo observadas grandes reformas nesse sentido. Apesar da inoperância do transporte ferroviário, muitos fragmentos ainda permanecem no prédio como testemunho de uma temporalidade passada: placas indicativas, bilheterias, portas largas, sanitários e amplos cômodos compõem o cenário que transita entre e o passado e o presente itanhanduenses. Nos dias atuais, o espaço físico do prédio divide-se em abrigar a chamada ‘Estação das Artes’, a qual expõe e vende peças do artesanato local, e guarda parte do acervo do Arquivo Público Municipal, ainda em fase de reorganização.

Tel.: (35) 3361-2173

turismo@itanhandu.mg.gov.br

Rua João Batista Scarpa , s/n -

CEP 37.464-000 - Itanhandu - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

A Antiga estação ferroviária, atual estação das artes está localizada no centro da cidade, próximo ao hotel casarão. Seu acesso se dá pela saída da Praça Amador Guedes, ponto central da cidade, seguindo pela Rua Tiradentes, até a Avenida Fernando Costa, virando a 1° a esquerda seguindo até a Praça da Bíblia, virando a 1ª à direita na Rua João Batista e seguindo em frente até chegar ao local.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Exposição de artesanato e arquivos históricos do município.

Acessibilidade