São trilhas que atravessam áreas com gramíneas, mato que chega a ter cerca de 1m e travessia de pequenas matas. Próximo existe muitas nascentes e um belíssimo visual. Aconselha-se que se faça a caminhada com guias da região. A travessia da Serra Fina é hoje o roteiro de turismo de aventura e ecoturismo mais procurado da região. Conta com alguns dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, entre eles o Pico mais alto da região, o pico da Pedra Mina, como também o pico dos Três Estado. Durante a caminhada é possível avistar nascentes, ribeirões e riachos; avista-se também belas quedas d’água. O local tem muitas pedreiras e pedras. A flora é bem característica de grandes altitudes, com vegetação rasteira diferente do belíssimo vale que se avista de cima, quase todo coberto de vegetação (árvores médio e grande porte). Nos dias mais frios estas vegetações e os pequenos riachos amanhecem cobertos de gelo. O visual é tão bonito que vale o sacrifício da caminhada e do frio, principalmente no período de seca.

Tel.: (35) 3361-3618

turismo@itanhandu.mg.gov.br

Divisa de Itanhandu e Itamonte, -

CEP - Itanhandu - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Acesso pela Fazenda Toca do Lobo em Passa Quatro.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Existem algumas placas indicativas na Fazenda Serra Fina e ao longo da trilha. As demais sinalizações são com montes de pedras com informações das distâncias e do tempo até os picos mais próximos. Não é aconselhado fazer a travessia sem guias pelo risco de se perder mesmo com o uso de GPS. A região é muito fria no cair da noite, podendo assim causar hipotermia. Quando o visitante vai à atração acompanhado de um guia, além de oferecer uma condução segura, o guia oferece uma educação ambiental. Visitantes sem acompanhamento, comumente deixam lixo pelo caminho, causando impacto no meio ambiente.


Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Caminhadas e trekking, observação da flora e fauna da região. Próximo a esta área é possível a pratica de rapel, cascading, escalada e banho nos ribeirões e rios.

Informações complementares

Tempo necessário para se chagar ao atrativo, partindo da localidade mais próxima, 8 horas de caminhada de médio a alto impacto.


Acessibilidade