Cachoeira das Andorinhas é um bem natural está a uma altitude de 879 metros acima do nível do mar e caracteriza-se como queda d‘água que precipita de um acidente geográfico de, em média, 30 metros de altura, dividindo-se em duas quedas de 10 e 15 metros, respectivamente, tendo em sua base um poço com profundidade média de 4 metros e águas límpidas, margeado por afloramento rochoso. Está inserido numa paisagem contemplativa rural. A cachoeira é formada por uma mistura de corredeiras e duchas naturais em meio a uma vegetação de cerrado e a afloramentos de quartzo. Está inserida na Serra da Bocaína de onde se pode observar uma bela vista da Serra do Espinhaço. Ao subir a cachoeira, encontra-se a Cachoeira Andorinhas de Cima, de aproximadamente 5 metros. Bem singela, onde a água cai por uma fenda. Em relação aos aspectos físicos da Cachoeira da Andorinhas faz-se necessário uma descrição dos aspectos geomorfológicos, vegetação, hidrografia, e outros que caracterizam todo o entorno em que o mesmo bem natural encontra-se inserido, sendo possível através dessa descrição verificar os seus principais aspectos físicos formadores. A cachoeira está num dos afluentes da sub-bacia hidrográfica.

Os cerrados são constituídos por uma vegetação pouco desenvolvida por influência de características edafo-climáticas como, por exemplo, a acidez, ausência de matéria orgânica e toxidez por alumínio nos solos e ocorrência de fogo. Os cerrados são distribuídos desde a parte mais baixa da Unidade de 800 metros até aproximadamente 1100 metros de altitude. Apresentam diversos táxons comuns às outras áreas de cerrado do Estado de Minas Gerais como pequi, pau santo, fruto do lobo, entre outras.

A vegetação da região é extremamente variada e diversa e o grau de endemismo é um dos maiores do mundo. A unidade de Conservação abriga talvez a mais extraordinária amostra de campo rupestres do Brasil. Pelo menos três grandes formações vegetais podem ser definidas e são descritas a seguir.

MG 10, Km 95 - Serra do Cipó

CEP 35.830-000 - Jaboticatubas - MG

Informações úteis

Localização

Rururbana

Pontos de referência

Está localizado a 8 km da portaria do parque por trilha de nível de dificuldade médio.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Auto-guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

A Cachoeira das Andorinhas é local visitado por eco-turistas, estudantes, esportistas, para prática de escaladas e rapel, além do público a procura de belas paisagens e banhos, devido a presença de um poço que oferece essa oportunidade. O uso atual desse bem natural é para apreciação da beleza cênica do local, para estudos de fauna, flora, geologia e outros. A região é também muito utilizada para a prática de caminhadas e passeios de bicicleta.

Acessibilidade