O rio que passa pela Cachoeira do Dimas é o rio de Jaboticatubas. Ele nasce no alto da Serra da Lagoa Dourada. Possui muitas quedas no seu percurso. A cachoeira do Dimas possui aproximadamente cinco metros de queda livre, caindo em um poço, onde se pode nadar. A área é cercada por arame farpado presos em tocos de madeira, em alvenaria, revestidos e pintados de verde, com cobertura em telhas, romanas. Possui dois portais de entrada, um antigo em pedra e cobertura de duas águas com telhas romanas e cerca de arame e madeira e outro, mais novo, em alvenaria, revestidos e pintados de verde, com cobertura em telhas, romanas e portão metálico. Na chegada existe um grande gramado e possui muitas pedras no curso do rio. Existem placas informativas para a educação ambiental e lixeiras. A vegetação da área é típica de cerrado com árvores de pequeno e grande porte e arbustos. A água possui colaboração ferrugem devido à presença de ferro. A cachoeira está dentro da Serra do Espinhaço. A história geológica dessa região é complexa e data do período pré-cambriano, com suas rochas arenosas que foram formados por depósitos marinhos há mais de 1.7 bilhões de anos. Depois do afastamento das águas e soerguimento das montanhas formou-se a Cadeia do Espinhaço. A alteração das rochas deu origem, no Cretáceo, aos solos hoje ocupados pelos cerrados, campos rupestres e matas de galerias. A área é dividida em dois geossistemas: geossistema montanhoso do Espinhaço e geossistema semi-montanhoso da bacia inter-planática do médio rio Cipó, as vertentes são dessecadas por escoamento concentrado. Diversos rios de relevância regional têm suas nascentes no Parque Nacional da Serra do Cipó. O relevo acidentado da região propícia a formação d várias cachoeiras, piscinas naturais e corredeiras de grande efeito cênico.

A vegetação, em especial as espécies arbóreas de grande porte, ainda existem em melhores condições de conservação nos altos dos morros, por ser propriedade privada e manteve-se fora de risco de derrubadas para ocupação. Os cursos d´água na área da cachoeira, também estão em bom estado apresentando uma água relativamente limpa, mas não potável. Sendo a quantidade de oxigênio dissolvido ideal de aproximadamente 17 mg/L, só encontrado em águas de grande turbulência que está que está sempre sendo oxigenada, deduz-se que o oxigênio dissolvido existente é suficiente para manter a vida aquática, uma vez que á área apresenta quedas, mesmo que não muito turva, não devendo apresentar um alto nível de turbidez. Os coliformes totais abrangem resíduos como barro e excrementos, na maior parte, de animais. A presença de bactérias heterotróficas é essencial para o equilíbrio do ecossistema aquático.

Tel.: (31) 98660-7732

Rua da Cachoeira, s/n - São José da Serra

CEP 35.830-000 - Jaboticatubas - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo de Belo Horizonte, após o km 86 da Rodovia MG- 0101 entrar à direita na estrada de terra, Rodovia MG20. A estrada leva até São José da Serra, em boas condições. Da Serra do Cipó, ir em direção a Belo Horizonte e antes da primeira ponte, virar à esquerda. Daí, inicia-se a estrada em terá batida com cascalho, percorrendo 25 km, saindo da sede e indo até o povoado de São José da Serra.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Não são permitidos na área da cachoeira e de seu entorno, as atividades de terraplanagem, mineração, drenagem ou escavação que venham a causar danos ou degradação do meio ambiente e ou perigo para as pessoas ou para a biota; captação e água das nascentes e córregos deverão depender de licença especial do CODEMA da prefeitura municipal e, ainda Outorga de direito de uso pelo IGAM, órgão da secretaria de Estado de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, nos casos de sua competência desde que não haja alagamento e descaracterização das matas ciliares; criação de um sistema de aceiro e combate incêndio ao redor da área de reserva permanente; pesquisa científica monitoradas e acompanhadas pelos responsáveis da área.

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Paga

Valor: R$30,00

Atividades realizadas

Trilhas, caminhadas, apreciação, e banho de cachoeira

Necessário autorização prévia

Agendar com o proprietário.

Acessibilidade