Segundo lideranças da comunidade, os escravos chegaram a região há cerca de 120 anos e lutaram contra os fazendeiros para permanecer no local. A comunidade se apresenta como uma grande família, preservando as tradições. Atualmente, todas as famílias apresentam título legal de posse. A comunidade foi certificada pela Fundação Cultural Palmares em 2006.

Tel.: (31) 3683-1206

Zona Rural, -

CEP 35.830-000 - Jaboticatubas - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

A comunidade do Açude está situada na zona rural de Jaboticatubas, próxima a rodovia MG-010, nas proximidades do Parques Estadual da Serra do Cipó. Está a 3km do distrito de Cardeal Mota e a 2Km do Rio Cipó.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

A visitação é realizada mediante autorização da comunidade.

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Pessoas de todo o país vão a comunidade do Açude prestigiar a vibração das festas e festivais que ganha o terreiro ao som do batuque dos tambores. O Candombe, sempre realizado no segundo sábado de setembro, se inicia com o ritual da reza e logo depois segue a dança com movimentos de acordo com a criatividade do dançante. . Qualquer pessoa pode entrar na roda e dançar. A festa segue a madrugada, e é servido bolo de fubá para os convidados. Com a popularização de suas manifestações, a comunidade passou a receber cerca de 5.000 turistas por ano.

Necessário autorização prévia

Autorização do responsável pela associação

Acessibilidade