A Lagoa Dourada fica localizada a 12 km de distância do povoado de São José da Serra. O acesso, bem difícil e pouco conhecido, só é possível por trilha a pé ou a cavalo.
O nome é devido ao capim que com a incidência do sol fica com a tonalidade dourada dando um aspecto de uma grande lagoa Dourada. O local também é conhecido pelo imponente cânion de 100 metros, onde deságua a cachoeira do rio Jaboticatubas. A comunidade, preocupada com o turismo que estava começando de forma desordenada, se organizou para proteger um local, importante também por possuir a nascente do rio Jaboticatubas, que abastece parte da cidade. Hoje só é permitido visitas acompanhadas de guia e sem permissão para acampar.

Tel.: (31) 3683-1206

cultura@jaboticatubas.com.br

São José da Serra, s/n - São José da Serra

CEP 35.830-000 - Jaboticatubas - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Chegando em Jaboticatubas, seguir para o povoado de São José da Serra. O acesso é realizado somente por trilha acompanhada por guias.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

A Lagoa Dourada é um atrativo natural onde é possível identificar diversos tipos de flores e animais. O local, também é perfeito para apreciar uma boa cachoeira com água limpa e bem fria. Durante a trilha, podemos observar os capins, que com a incidêmcia do sol ficam com a tonalidade dourada, dando o aspecto de uma grande lagoa dourada. O local também apresenta a nascente do Rio Jaboticatubas e um imponente cânion de 100 metros, onde deságua a cachoeira do Rio Jaboticatubas.

Acessibilidade