Venha conhecer o maior município da Minas Gerais João Pinheiro e suas belezas naturais “Paraíso das cochoeiras dos rios, nascentes e muito mais”, Desfrute de bons momentos e se apaixone por essa cidade chamada João Pinheiro MG, onde se encontra a cachoeira do Mucambo , um verdadeiro paraíso para ecologistas e visitantes ,possui uma beleza exuberante e uma linda queda d!água. Venha conhecer esse lindo espetáculo da natureza.

Tel.: (38) 3561-5437

MG 181, -

CEP 38.770-000 - João Pinheiro - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

entrada pela estrada de terra depois do curral da fazenda do Mucambo.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

A cachoeira do Mucambo possui aproximadamente 35 metros de altura e em seu entorno percebe-se mancha da vegetação do bioma de cerrado típico, formado por árvores baixas e tortas, juntamente com arbustos diversos, distribuídos de forma esparsa em um solo coberto de gramíneas. As cascas das árvores são muito grossas, o que ajuda a protegê-las dos efeitos do fogo, um evento comum nos cerrados de todo o Brasil

Informações complementares

A cachoeira do Mucambo dá o nome à comunidade situada no distrito Caatinga. As águas da cachoeira Mucambo, que forma o riacho do mesmo nome, deságuam no rio Caatinga. Possui em suas margens plantas nativas de cerrado, tais como: catuaba, jatobá-do-cerrado, pequi, murici, ipê-amarelo, rosa-do-cerrado, fruta-de-boi, fruta-de-ema, barbatimão, entre outras. A tipologia florestal da região é considerada como o bioma de Cerrado.

Acessibilidade