A Mata de Dona Zina é um remanescente de Mata Atlântica de 38ha, localizado em propriedade da Companhia Agrícola Pontenovense, empresa produtora de açúcar. O local é tombado como Patrimônio Cultural do Município. Em seu interior, existe uma centenária árvore de arichichá, cujos troncos formam catanas e se abrem a vários metros da árvore. Existem trilhas dentro da mata, por onde já passou a primeira estrada transitável que ligava Santo Antônio do Grama a Rio Casca. As instalações e equipamentos de apoio são disponíveis na sede da Fazenda em caso de necessidade.

Tel.: (31) 3876-3030

jatiboca@jatiboca.com.br

Fazenda Vargem Bonita, - Zona Rural

CEP 35.388-000 - Santo Antônio do Grama - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Fazenda Vargem Bonita. Partindo da Praça Padre Antônio Ribeiro Pinto, seguir pela Rua Padre Cândido, Rua João de Souza Brandão até a Praça Ilídio Teixeira Salgado. Seguir à direita pela Rua Moisés Brandão, até sair da zona urbana. Seguir pela estrada principal até a Fazenda Vargem Bonita a 4 quilômetros.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Passeios e trilhas

Necessário autorização prévia

Autorização dos proprietários da Fazenda Vargem Bonita, por meio de consulta ao responsável pelos cuidados ao local.

Informações complementares

A empresa proprietária da Mata manifestou recentemente o interesse em transformá-la em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN. Está sendo instalada sinalização que fará possível a realização de trilhas interpretativas.

Acessibilidade