O local é apropriado para manifestação da fé e reflexão, além de seu entorno ser propício para caminhadas e trilhas para contemplação da paisagem natural. Sabe-se que há 200 anos moradores da região contam de sua existência, mas há cerca de 115 anos a Gruta é registrada. Segundo documentos, por despacho em 15 de julho de 1903, o Sr. Vigário José Franco conseguiu autorização para rezar a primeira missa no local. Em 09 de fevereiro de 1904, o Vigário José Franco e o reverendíssimo Vigário Forâneo da comarca, Padre Soares, benzeram e inauguraram a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, sendo também nesse dia bento e inaugurado o altar de Pedra. Missas tradicionais a Nossa Senhora de Lourdes acontecem sempre ao 5º domingo do mês. Lendas, crenças e causos incrementam as visitas ao local.

Tel.: (32)3696-3395

N/A, -

CEP 36.880-000 - Muriaé - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Seguindo pela BR 116, sentido Bahia, por aproximadamente 15km, seguir 200 metros a frente da ponte da Represa do Glória e virar à direita em estrada de chão rumo à comunidade do Patrimônio dos Carneiros. A partir da comunidade, seguir à direita por mais 1 km e subir por estrada secundária à esquerda. Subindo por essa estrada de chão por mais 1800 metros, chegamos no atrativo que fica à esquerda.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Não há portaria no atrativo. O acesso ao entorno é livre, porém na entrada da gruta há um portão que somente é aberto quando há celebração. A celebração com data fixa é sempre ao 5º domingo do mês. As datas e horários das demais celebrações variam de acordo com a paróquia responsável, localizada no distrito de Itamuri, próximo a comunidade dos Carneiros onde a gruta está localizada.

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Missa aos 5ºs domingos dos meses e caminhadas. Algumas pessoas cavalgam até o local.

Acessibilidade