Cachoeira mais alta do município, com água limpa e clara. Possui duas quedas d’água, sendo a maior com aproximadamente 70 metros e a menor com 3 metros de altura. Não indicado em período de chuvas. No período de seca o caminho para a trilha dura cerca de 15 minutos, mas no período chuvoso chega a 40 minutos, devido ao aumento do volume pluviométrico. A cachoeira de poço de água transparente, esta em uma formação rochosa de quartzitos que se estende por toda a paisagem do lugar. Do poço se avista a Serra dos Bois, ao leste. Só é possível chegar à cachoeira a pé, subindo o curso d’água pelas pedras ou por uma trilha na margem do rio. O acesso feito pelas pedras é de dificuldade moderada, pois algumas pedras são escorregadias, já a trilha pela margem do rio possui uma dificuldade menor, não havendo grandes dificuldades ou obstáculos.

Tel.: (31) 3685-1221

Estrada para o povoado Altamira de Cima, após o povoado de Altamira., -

CEP - Nova União - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo da Prefeitura (em frente a Matriz), descer a rua Carolino Machado até o posto de gasolina São Cristóvão. Entrar à direita pela rua Nossa Senhora do Carmo, seguir em sentido à estrada de Nova União passando pelo Carmo da União. Existe sinalização indicando as entradas para os povoados em todo o percurso. Depois, ao lado do Baú, chegando ao povoado de Altamira de Baixo, seguir na estrada à direita sentido ao povoado de Altamira de Cima. Neste trajeto descrito na estrada que vai para Altamira de Cima o curso d’água do Rio Preto corta a estrada por duas vezes, sendo necessário passar por ele.

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Banhos, contemplação da paisagem, pássaros e árvores, contato com a natureza, caminhadas.