A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP nasceu de uma sugestão do poeta Vinícius de Moraes e da atriz Domitila do Amaral, que sentiram na antiga capital mineira a fantástica capacidade de produzir e absorver arte.

Com vistas a oferecer à cidade instrumento capaz de incentivar-lhe essa esplêndida vocação de pólo irradiador de cultura, o então governador Israel Pinheiro confiou a Murilo Rubião, a quem entregara outras missões importantes no campo cultural, a tarefa de implantar a FAOP.

Inaugurada em 1968, a instituição integrou à sua estrutura a Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade |EARMFA, criada pelos artistas Nello Nuno e Annamélia Lopes. Logo obteve destaque o Curso Técnico em Conservação e Restauro, que remonta ao início da década de 1970 - quando o restaurador Jair Afonso Inácio, conservador de obras de arte e responsável pelos serviços de restauração do IPHAN em Ouro Preto, teve a iniciativa de organizar o primeiro curso para a formação de Conservadores e Restauradores no Brasil.

ESTRUTURA

A Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade hoje é formada por três Núcleos:

Núcleo de Conservação e Restauração Atrai interessados de todo o Brasil e forma especialistas na área. Localizado em um solar na rua Getúlio Vargas, no Rosário;

Núcleo de Arte O Núcleo mantém oficinas livres de arte e está localizado na Casa do Presidente Pedro Aleixo, no bairro Antônio Dias;

Núcleo de Ofícios Qualifica profissionais da construção civil para atuar em obras de conservação e restauração e estará brevemente instalado no Complexo do Barão de Camargos.

A FAOP conta ainda com a Casa Bernardo Guimarães, onde está instalada sua sede, com a Galeria de Arte Nello Nuno e a Biblioteca Murilo Rubião.

Tel.: (31) 3551-2014

faop@faop.mg.gov.br

Rua Alvarenga, 74 - Cabeças

CEP 35.400-000 - Ouro Preto - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Próximo ao Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada, Auto-guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Cursos de Restauros e Artes

Acessibilidade