Construído no fim do século XIX como apoio para ministrar a disciplina de Astronomia e Geodésia, o Observatório de Astronomia da Escola de Minas possui, em seu acervo, o telescópio refrator Mailhat, criado na França, no final do séc XIX, e o refrator alemão Gustav Heyde que possui mais de cem anos e é um dos mais antigos do Brasil em uso.

Com a extinção da disciplina na década de 1970, o observatório passou a ser aberto à visitação de escolas, turistas e moradores de Ouro Preto. Em 1992, o local passou a desenvolver projetos de estímulo à astronomia, por meio da criação da Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto (Seaop).

Hoje o observatório também desenvolve o projeto "Astronomia vai às escolas", que funciona às 19h das quartas-feiras e tem como objetivo a difusão da astronomia junto às instituições de ensino fundamental e médio, e o "Astronomia na Comunidade", voltado para o público em geral.

A visitação ao observatório é gratuita e funciona aos sábados, a partir das 20h, exceto feriados. É possível também agendar visitas durante a semana, contatando a Secretaria do Museu de Ciência e Técnica pelo telefone: (31) 3559-3118.

Tel.: (31) 3559-3118

museu@ufop.br

Rua Salvador Trópia, 2 - Centro

CEP 35.400-000 - Ouro Preto - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Entrada lateral do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Observação astronômica e palestras de cunho científico; projetos de estímulo à astronomia, por meio da criação da Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto (Seaop): "Astronomia vai às escolas" (difusão da astronomia junto às instituições de ensino fundamental e médio) e "Astronomia na Comunidade", voltado para o público em geral.

Acessibilidade