Turismo em Minas Gerais | Itamarandiba

Parque Estadual da Serra Negra

O Parque Estadual da Serra Negra foi criado pelo Decreto Estadual nº 39.907 de 22 de setembro de 1998 e possui atualmente uma área total de 13.654 hectares. O objetivo de sua criação foi de: - Proteger a grande quantidade de nascentes nele existente de vital importância para as regiões do Alto Médio Jequitinhonha conhecidas por seu problema de estresse hídrico; - Contribuir para preservação do patrimônio genético, protegendo amostras da diversidade biológica da área; - incentivar o turismo como alternativa econômica para a região com sérios problemas sociais; - Reduzir o impacto da atividade carvoeira na área; - Proteger uma incrível diversidade de ecossistemas com áreas de mata atlântica, campo rupestre, cerrado e mata de galeria. O Parque Estadual da Serra Negra está localizado no Vale do Jequitinhonha no Município de Itamarandiba, distando 33 km da sede do município. O perímetro da área encontra-se delimitado com marcos geográficos, porém totalmente aberto sem nenhuma cerca . A unidade possui uma via interna de circulação que dá acesso a antiga torre de transmissão da TV Leste, sendo que este local é considerado um dos pontos mais altos da região com mais ou menos 1.581 metros de altitude, onde se pode desfrutar de uma vista espetacular de um mar de montanhas que forma a região. A cobertura vegetal nativa é composta por cerrado, campo rupestre e mata atlântica. Podem ser identificados no local espécies de ingá-branco, pau-d’óleo, pau-d’arco, braúna, vinhático, vinheiro, sucupira, canela de ema, velózias, orquídeas e várias espécies endêmicas das famílias melastomataceae, eriocaulaceae, poaceae (gramíneas), dentre outras. Cabe ressaltar que algumas pesquisas realizadas no parque comprovam o alto endemismo para grupos de samambaias, orquídeas e velozias. Integram ainda cobertura vegetal nativa as matas de galeria que se encontram em bom estado de conservação, devido à dificuldade de acesso à sua área central. A fauna é bastante diversificada, podendo citar a ocorrência de alguns exemplares de animais raros na região e até ameaçados de extinção tais como o lobo guará, guigor, barbado ou guariba, suçuarana, catitu e jaguatirica, bem como se observam também a presença de paca, capivara, quati, tatu, roedores diversos, veado, teiú e várias espécies de avifauna. O Parque inclui-se na Cadeia do Espinhaço, dominando a paisagem local com o seu relevo montanhoso e aparência escura, quando vista de longe. Deve-se a este fator o nome da Serra e do próprio Parque. Em relação aos atrativos turísticos, o parque possui mirantes, orquidários naturais, grutas e inúmeras cachoeiras.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Parque Estadual da Serra Nega, - Zona Rural

    CEP 39.670-000 - Itamarandiba - MG

  • Pontos de Referência

    Saindo de Belo Horizonte pela BR 040 sentido Brasília, passar por Paraopeba, logo, seguir a BR 135, sentido Curvelo. Chegando a Curvelo, seguir a BR 259 para Diamantina e, depois de Diamantina pegar a BR 367 até a altura do KM 115. Entrar à direita sentido Carbonita na BR 451 até Itamarandiba. Chegando a Itamarandiba, o acesso ao parque é possível seguindo por mais 33 km de estrada de terra municipal que liga a cidade ao Distrito de Padre João Afonso e chegar ao Parque. Distância de Belo Horizonte: 513 km

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    Ocorre o controle parcial de visitação em apenas uma área da UC, onde o Parque Estadual Serra Negra recebe visitantes durante todo o ano. Estas visitas devem ser agendadas previamente junto à administração do parque. Horário de funcionamento: 08:00 as 18:00 (domingo a domingo)

  • Tipo de Visita

    Auto-guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    1. Passeio Ecológico: Desvendar trilhas serenas e imergir na exuberância da flora e fauna local é a essência de um Passeio Ecológico. Guiados por caminhos cuidadosamente selecionados, os turistas têm a oportunidade de absorver a tranquilidade da natureza, ouvindo os sons melodiosos dos pássaros e absorvendo a energia revitalizante das áreas verdes. 2. Cicloturismo: Para os amantes da aventura sobre duas rodas, o Cicloturismo oferece uma jornada emocionante através de trilhas projetadas para todos os níveis de habilidade. Pedalando entre cenários pitorescos, os ciclistas exploram a paisagem de maneira única, combinando o exercício físico com a apreciação da natureza ao seu redor. 3. Banho de Cachoeira: A cereja do bolo desta experiência é o Banho de Cachoeira, proporcionando uma escapada revigorante da rotina diária. Em meio à majestosa queda d'água, os turistas podem se entregar à sensação única de renovação enquanto a água fresca e cristalina revitaliza corpo e espírito. Além das opções envolventes de Passeio Ecológico, Cicloturismo e Banho de Cachoeira, os visitantes têm a oportunidade de elevar sua experiência a novas alturas ao desfrutarem de um espetacular mirante no topo da serra. Este ponto de vista privilegiado oferece uma visão panorâmica de tirar o fôlego, proporcionando uma experiência única e memorável.

  • Acessibilidade

3.30
(150)

Itamarandiba

Avalie aqui

Deseja informar que o local não coincide com o item a ser avaliado?

O que eu procuro em Minas?