A Gruta do Janelão é o principal atrativo do Parque. A grandiosidade da caverna é expressa em suas enormes dolinas, na imensidão de seus salões e em seus gigantescos espeleotemas. O paredão rochoso, logo na entrada, é um grande ateliê a céu aberto que conta a história da presença humana no Vale do Peruaçu. É na gruta do Janelão que está localizada a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina.Atrativos: caverna, monumentos geológicos, paredões com pinturas rupestres, sítios arqueológicos e observação da paisagem.

BR 135, Km 155 - Comunidade do Fabião I

CEP 39.470-000 - Itacarambi - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo do futuro Centro de apoio ao Visitante Janelão (antiga fazenda Terra Brava) localizada a aproximadamente 36 km de Itacarambi, são cerca de 500 metros por uma trilha na floresta até o sítio arqueológico próximo a entrada da Gruta do Janelão, onde poderemos apreciar um pouco da arte rupestres do Vale do Peruaçu, daí seguiremos até o mirante na entrada da Gruta de onde veremos o grande portal de entrada da caverna com aproximadamente 100m de altura, em seguida caminharemos por uma trilha no interior da caverna com alguns trechos íngremes, o tempo todo iluminada por grandes claraboias (aberturas que permitem a entrada de luz) no teto, até o segundo mirante da gruta de onde veremos os grandes espeleotemas (formações rochosas) e seus diversos contrastes de cores, formas e tamanhos.Continuaremos pela trilha até e primeira travessia do rio Peruaçu, seguiremos margeando o rio até a segunda e terceira travessia e faremos nossa ultima parada na prainha do Buraco dos Macacos onde avistaremos a Perna da Bailarina, considerada a maior estalactite do mundo. Em seguida retornaremos pelo mesmo caminho.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Contemplação da caverna, monumentos geológicos, paredões com pinturas rupestres, sítios arqueológicos e observação da paisagem.

Necessário autorização prévia

Todas as visitas ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu devem ser previamente agendadas junto à gestão da Unidade.

Você pode solicitar o agendamento através do email: cavernas.peruacu@icmbio.gov.br, devendo encaminhar o formulário de solicitação de agendamento preenchido. Verificaremos a disponibilidade da data proposta e retornaremos seu email, informando sobre a autorização.

Para acessar os atrativos do Parque é necessário a contratação de condutor, sendo um condutor para cada grupo de 8 pessoas. Na Lapa Bonita, cada condutor pode levar apenas 5 visitantes. A contratação e agendamento do condutor é responsabilidade do visitante.

Informações complementares

- Informe-se sobre as distâncias e grau de dificuldade das trilhas.
- Observe as condições climáticas do dia da sua visita.
- Percorra as trilhas com calçados fechados, reforçados e confortáveis. Chinelos, sandálias e saltos não são recomendados para caminhadas em trilhas.
- Leve sempre protetor solar, chapéu, repelente, capa de chuva, água e um lanche.
- É recomendável portar lanternas, calça comprida e blusa de manga comprida.
- Beba muita água: a desidratação é uma causa comum de mal estar nas trilhas.
- Obedeça as normas do Parque Nacional mantendo-se nas trilhas sinalizadas.
- Atividades em ambientes naturais apresentam riscos, como: presença de animais peçonhentos, risco de perder-se, machucar-se, afogar-se, entre outros.
- Esteja preparado para as adversidades em caso de acidentes ou incidentes.
- O Parque não possui serviço de resgate. Não se arrisque!
- É obrigatória a contratação de um condutor de visitantes e o uso de capacete para acessar as grutas do Parque.

Acessibilidade