O Memorial do Milho surgiu com o intuito de abrigar todo o acervo histórico da Festa Nacional do Milho e da História de Patos de Minas, contribuindo para a preservação da nossa memória cultural. Acabou tornando-se um dos principais pontos turísticos da cidade e centro de pesquisa histórica para escolas e comunidade. O Acervo conta com mais de 10 mil documentos: réplica em miniatura dos carros alegóricos de 1959 a 1965; jornais, revistas de época, livros, fotos, fitas de vídeo, filmes, slides, vestidos doados pelas candidatas, recepcionistas e musas do rodeio, faixas e coras das Rainhas e Princesa, objetos pessoais de famílias de uso na zona rural, troféus, comendas, souvenirs, brindes em miniatura, obras de arte e produtos de artesanato manual. Parte do acervo fica em exposição permanente e outra parte é apresentada em exposições periódicas, para que toda a população tenha acesso e conheça esta história. É um prédio com área construída de 1000 metros quadrados em dois pisos. No primeiro piso estão: Sala de Administração e Arquivo; Espaço Marialda Coury; Sala de Reserva Técnica, Espaço Chilon Gonçalves, Sala de Imprensa Patrício Filho e Biblioteca Leão de Formosa. No segundo piso estão: Entrada do Memorial, Espaço Moacyr Vianna de Morais, Espaço José Joaquim de Souza (Juca da Angélica), Espaço Antônio Secundino de São José, Espaço Ordalina Vieira, Galria das Rainhas de 1959 a 2011, Espaço Romero Queiroz Pereira, Galeria de Presidentes e Espaço Vicente Nepomuceno, Espaço Eurípedes Pacheco (Pai Vaca), Empório Joaquim Fubá e Espaço do Artesanato. Ele abriga ainda, o trabalho das Marias Artesãs, que conta com a participação de senhoras da terceira idade, que mostram a sua criatividade e habilidade na confecção de produtos artesanais, utilizando-se palha de milho, capim e fibras de algodão. São mais de 100 produtos diferentes e que integram o Catálogo de Artesanato. É com este apoio, que conseguem sustentar suas famílias, com a renda obtida da comercialização dos produtos. Já chegaram a exportar peças para a o exterior.

Tel.: (34) 3818-2800

Rua Major Gote, 1158 - Alto Caiçaras

CEP - Patos de Minas - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Fica no alto da principal rua do município, a Major Gote. O Memorial do Milho encontra-se situado na área interna do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, onde é realizada a Festa Nacional do Milho.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Abriga todo o acervo histórico da Festa Nacional do Milho e da História de Patos de Minas; ponto turístico da cidade e centro de pesquisa histórica para escolas e comunidade; abriga o trabalho das Marias Artesãs, associação cultural que conta com a participação de senhoras da terceira idade que mostram a sua criatividade e habilidade na confecção de produtos artesanais.

Acessibilidade