A Pedra do Pato, conhecida como Pedra do Campestre, é um dos pontos mais altos do Parque, com aproximadamente 1.908 metros de altitude. Seu nome se deve a uma formação rochosa de coloração esbranquiçada que lembra a figura de um pato. Essa formação pode ser avistada da Portaria da Pedra do Pato e da região de Fervedouro. Sua vista panorâmica é deslumbrante. Pode-se avistar a portaria de acesso ao Parque, os picos do Boné e do Soares, o Distrito de Bom Jesus do Madeira e a região do entorno.

Tel.: (32) 3721-7491

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, - Comunidade Rural de Bom Jesus do Madeira

CEP 36.817-000 - Fervedouro - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Partindo do Distrito de Bom Jesus do Madeira, zona rural de Fervedouro, há uma placa indicativa em uma encruzilhada: pela esquerda tem-se acesso a uma das portarias de entrada do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (a 7 km).
Quando o visitante já estiver nas instalações do Parque, para chegar à Pedra do Pato iniciará seu percurso a partir do Centro de Visitantes seguindo a estrada interna do mesmo no sentido ao Distrito de Bom Jesus do Madeira. Percorrendo 2,7 km até a entrada da trilha, antes da Portaria da Pedra do Pato, existem pequenos trechos isolados que apresentam vestígios de trilha.
No início do percurso há predominância de samambaias. Após esse trecho a vegetação é densa e o terreno íngreme, dificultando a caminhada. Na sequência, o percurso torna-se mais íngreme e aumenta o grau de dificuldade. A partir daí deixam de existir os vestígios de trilhas. Chega-se, então, a uma área de campo com alta declividade onde se destacam bromélias e gramíneas. Deve-se continuar a caminhada até um curso d’água que forma cerca de três pequenas piscinas naturais. Seguindo esse curso d’água chega-se ao topo da cachoeira da Pedra do Pato.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Caminhada em trilha ecológica, contemplação à natureza, lazer.

Necessário autorização prévia

Sim. São necessários autorização, cadastramento na portaria de entrada do Parque e agendamento para fazer a trilha que é sempre guiada até o atrativo.

Acessibilidade