Segundo maior bloco maciço de granito do mundo, a Pedra Elefantina tem 992m de altura e cerca de 3 milhões de m², o equivalente a um pequeno centro urbano. Em volta dela, há estradas de terra em boas condições que podem ser percorridas e permitem identificar sua estrutura com o formato de um elefante. Cerca de 70% da pedra pertencem ao município de Antônio Prado de Minas - MG, os 30% restantes pertencem ao município de Porciúncula-RJ. A figura do elefante é avistada do lado fluminense, percebendo-se uma tromba bem definida, uma ranhura na rocha que lembra o traço da boca, e dois olhos que são cavernas na montanha. A Pedra Elefantina pode ser escalada por um dos paredões laterais. Do alto, vêm-se paisagens de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Tel.: (32) 3725-1000

Comunidade Rural de Água Limpa, S/N° -

CEP 36.850-000 - Antônio Prado de Minas - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Seguir por estrada de chão do distrito sede de Antônio Prado de Minas até o Povoado de Pangarito, percorrendo cerca de 6km. Deste ponto, deve-se seguir mais 5km até a Comunidade Rural de Água Limpa. A partir daí, o turista que desejar se aproximar mais do atrativo deverá seguir por caminhada.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Do lado fluminense, é possível percorrer trilhas e grutas que existem em meio à mata no entorno da Pedra Elefantina. Além disso, ela pode ser escalada por algumas vias em paredões laterais. Do alto vêm-se paisagens dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A prefeitura de Antônio Prado de Minas começou a se preparar, em 2015, para explorar e utilizar os atrativos deste bem paisagístico natural, tendo como marco inicial o Inventário Turístico e o evento de motain bike denominado Pradobike que levou dezenas de ciclista a percorrerem a área rural do município cincundando a Pedra Elefantina.

Necessário autorização prévia

Sim. Para usufruir dos atrativos da Pedra do Elefantina é necessário informa-se na entrada da propriedade que dá acesso ao bem turístico.

Acessibilidade