A Serra é um dos pontos mais elevados do Parque, com 1.853 metros de altitude. Do topo da primeira”cabeça”, avistam-se as trilhas de acesso às outras formações. Qualquer das três “cabeças” possibilita, de seu cume, uma bonita vista panorâmica de outras áreas do Parque, além da cadeia de morros. Para chegar à Serra das Cabeças, partindo do centro de visitantes, siga de carro por 2 km pela estrada interna do Parque, no sentido de Araponga. Da estrada, avistam-se três grandes blocos rochosos, semelhantes a três cabeças agrupadas. A trilha tem início na propriedade do Sr. Valcy Luciano Corrêa ou na Pousada Serra D’Água, que fica à direita da estrada. Siga a pé, atravessando o Córrego Funil. O filete de água desce por duas formações rochosas semelhantes a um funil. Continue pela trilha paralela ao córrego. Durante o percurso, avista-se, paralela à trilha, uma lapinha e uma cachoeirinha. Após esse ponto, a vegetação passa por uma transição de Mata Atlântica para campos de altitude, onde predominam as gramíneas, árvores de grande porte e arbustos. Após aproximadamente 1h30 de caminhada, chega-se ao cume da primeira das três grandes rochas. Durante todo o percurso, encontram-se espécies, vegetais típicas da Mata Atlântica, como muricis e embaúbas. Nota-se também a presença constante e boa distribuição de água ao longo do trajeto.