A Capela foi erguida pelas irmandades do Rosário e do Santíssimo Sacramento e pelas mãos dos escravos que trabalhavam na mineração no Vale do Rio das Velhas. A área onde se localizam a Capela e a Casa de Fernão Dias constituiu-se de pouso para da expedição Bandeirista de desbravamento do território mineiro no final do século XVII. Esses pousos, embora de caráter temporário, evoluíram e tornaram-se os primeiros núcleos urbanos e marcos da formação da cultura e do território mineiro. A Capela está entre as primeiras das Gerais que se vinculam ao período minerador. De proporções modestas, possui ornamentação interna de grande valor artístico, sendo o retábulo-Mor a peça de maior representatividade do conjunto, confeccionado em meados do século XVIII, o retábulo é filiado estilisticamente ao modelo D. João VI, segunda fase do nosso barroco. Possui ainda uma localização agradável onde anualmente se realiza as tradicionais Festa do Congo e Festa do Rosário.

Tel.: (31) 99772-8312

Rua Fernão Dias , 250 - Quinta do Sumidouro

CEP 33.600-000 - Pedro Leopoldo - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Próximo a Casa Fernão Dias

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

A Igreja encontra-se fechado durante os dias de semana e finais de semana, é aberta em dias de missas, festas de Nossa Senhora do Rosário, casamentos e para visitação de grupos turistas é preciso agendar antecipadamente, para que o responsável possa abrir a igreja, onde na qual se encontra obras de artes de Antônio Francisco Lisboa conhecido como Aleijadinho.

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Na igreja acontece semanalmente missa e quando tem algum evento agendado como dia de comemoração da Nossa Senhora do Rosário, Encontro e Festas de Congados e casamentos.

Necessário autorização prévia

Autorização responsáveis

Acessibilidade