O Pico do Itacolomi é um dos pontos mais altos da cidade. Possui uma formação rochosa peculiar com um pontão na sua parte superior, característica que qualificou o seu nome, originário dos povos que viviam na região cujo significado é menino de pedra do tronco linguístico Tupi. Está localizado entre a sede do município e o distrito Santana do Rio Preto (Cabeça de Boi). Na crista da serra têm-se algumas cabeceiras e no entorno encontra uma vegetação densa de canelas-de-emas gigantes e orquídeas. Atrativo de difícil acesso, devido aos declives e cascalho no trajeto, mas quem chega ao topo têm a vista privilegiada da cidade, do Travessão que dá acesso ao Parque Nacional da Serra do Cipó e ao bem ao fundo deste horizonte de mar de morros da vista, é possível ver a Serra do Caraça.

turismo@itmabedomatodentro.gov.mg.br

Estrada que vai para o Povoado de Mumbuca, s/n - Santana do Rio Preto (Cabeça de Boi)

CEP 35.820-000 - Itambé do Mato Dentro - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Partindo da sede da cidade, pegar estrada que vai ao povoado de Mumbuca ou Cachoeira da Vitória, siga aproximadamente 4 km de estrada de terra. Em seguida siga uma pequena trilha de 1km e chegará a base do pico para iniciar sua subida de aproximadamente 3km.

Saindo de Cabeça de Boi, pegue a estrada de terra para sair do distrito, percorra 1km aproximadamente, vire á direita na primeira entrada transversal, siga mais 3km e passará por duas curvas acentuadas e continue seguindo (Durante este trajeto passa-se pela propriedade de Tuti). Ao final dessa quilometragem, inicia a trilha a pé de 1km para se chegar a base do Pico e iniciar sua subida.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Recomenda-se o horário até as 15h devido ao longo percurso. Após esse horário pode comprometer a segurança do visitante e prejudicar o habitat das espécies.

Tipo de visita

Auto-guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Trekking, turismo de aventura e contemplação.

Necessário autorização prévia

Sim, o caminho que passa pela Propriedade Tuti, tem que pedir autorização para seguir e não deixar ou estacionar o carro dentro da propriedade do mesmo.

Informações complementares

Para se visitar ao atrativo recomenda-se um guia local. Em Itambé do Mato Dentro indica-se João Dornelas da Pousada Lava Pés cujo trajeto ja realizou e mapeou e o guia local Marquinhos.
Não acampar devida a falta de cursos d'água no local.
O atrativo está na APA Morro da Pedreira e APA ITACURU.

Acessibilidade