Em setembro de 1941 o Capitão Intendente Pedro Rodrigues da Silva, servindo no 8º RAM 75, enfrentava sérios problemas de ordem pessoal e profissional. Muito preocupado, buscando soluções para esses fatos que o afligiam, passou a dormir mal, perturbado por sonhos estranhos. Por três dias consecutivos sonhou que uma santa aparecia perto de um coqueiro, vestida de branco, com uma faixa azul na cintura, e as mãos entre as mangas largas de suas vestes. Triste e com os olhos semicerrados, pedia a Pedro, quero uma capela para mim, no Regimento, e você vai construí-la. Como Pedro era um homem sem religião resistiu a ideia. Até que no terceiro sonho a Senhora apareceu sorridente e disse - Vai ser construída minha Capela! Um amigo seu irá ajuda-lo. Pedro contou a história ao 1º Ten Ref Alfredo Antônio de Oliveira Paiva que sensibilizado o ajudou a tomar as providencias para a construção da Capela consagrada a Nossa Senhora Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil.

Tel.: (35) 3427-5247

Rua Manoel Augusto Machado, 180 - Jardim América

CEP 37.550-302 - Pouso Alegre - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Partindo da Praça Senador José Bento, onde está localizada a Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, seguir pela Avenida Duque de Caxias continuar pela Rua Silviano Brandão até a Rua Alferes Augusto Gomes Medela, seguir até a guarita do Exercito onde deverá apresentar a autorização de visita. A capela está a 1,5 Km da Catedral.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Realização de Missas aos Domingos.

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Para o turista: contemplação do patrimônio histórico e espaço para manifestação de fé. Missas e casamentos.

Necessário autorização prévia

Para visitas fora do horário de Missa é necessário agendamento com o Setor de Patrimônio do 14° Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre, pelo telefone (35) 3427-5217, das 08:00 as 16:00h.

Informações complementares

A Superintendência de Lazer e Turismo criou um Guia de Turismo Religioso, com os principais edifícios eclesiásticos históricos do município.

Acessibilidade