Toda esculpida em granito por um artista carioca de nome desconhecido, a Estátua do Bandeirante Fernão Dias foi divida em três partes (cabeça, tronco, membros) e transportada por duas carretas, saindo de Parada de Lucas-RJ até Pouso Alegre-MG. Ela foi erguida em 1962 na Rodovia que leva o nome do Bandeirante.

Apelidada de “bonecão” pelos operários, engenheiros e chefes do DNER, na época, a imagem é vista por quem chega ao Trevo da Fernão Dias com o olhar voltado para o horizonte à procura de esmeraldas, caracterizando a personalidade daquele que ficou conhecido com “indomável senhor das esmeraldas”.

A estátua foi tombada em abril/99 pelo decreto nº 2348. Está situada em chão revestido de retalho de azulejo azul e gramado em volta. Situa-se no trevo de entrada da cidade de Pouso Alegre e foi retirada do seu local original, onde era circundada por um espelho d’água. Atualmente sua visibilidade foi prejudicada pela construção de um viaduto, diminuindo a circulação de pedestres na área.

Tel.: (35) 3449-4345

ltpmpa@gmail.com

Rodovia Fernão Dias - BR 381 , 381 - Trevo de Pouso Alegre

CEP 37.550-000 - Pouso Alegre - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Acesso pela Rodovia Fernão Dias no Trevo de Pouso Alegre, que se encontra bem sinalizado, porém ao redor do atrativo não existe acessibilidade, ou local ideal para estacionar veículos.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Para o turista o monumento serve para observação e contemplação.

Necessário autorização prévia

Não.

Acessibilidade