Na pintura do quadro, O Servo de Deus está retratado como em suas usuais representações, vestido com uma batina de cor preta e clergimam romano que perpassa por todo seu pescoço. Com a batina abotoada até o extremo em seus trinta e três botões, o Bem Cultural compreende a exposição de apenas seu tronco e cabeça ao passo que estão visíveis apenas três dos referidos trinta e três botões. O Servo de Deus ainda traz consigo vestindo-o em sua cabeça, um barrete romano com três lados. Sua expressão apresenta contornos de seriedade com o rosto levemente inclinado para o lado esquerdo. Seus traços fisionômicos são firmes com lábios grossos e cerrados, nariz afinado, olhos abertos, castanhos, olhando fixamente para a frente, como se fitasse quem o contempla. Suas sobrancelhas são grossas, castanhas e rente aos olhos, novamente dando-lhe uma expressão de firmeza a seu rosto. Com pele clara, próxima ao rosado, orelhas grandes, queixo comprido, robusto, e cabelos castanhos com um leve tom de grisalho, deixa transparecer que se trata de um homem maduro. Atrás da imagem do Monsenhor Lafayette é possível notar um céu enuviado. A frase transcrita na altura de seu peito, que é o seu nome completo, escrito de branco, e acima escrito de cor laranja a seguinte frase “Servo de Deus”. O quadro possui uma proteção de vidro na frente da tela, para maior conservação do Bem. Adquirido pelo Senhor Romualdo Honorato Neto para a realização da primeira Cavalgada em 1991, o Bem Cultural é utilizado até os dias de hoje sem nunca ter passado por qualquer tipo de intervenção ou transformação em seu uso principal.

Tel.: (33) 3431-9000

Estrada do Fonseca , s/nº -

CEP 39.775-000 - José Raydan - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Chegando pela BR 120 sentido Santa Maria a José Raydan, na Praça Cônego Lafayete, segue a rua Antônio Pinto Ribeiro, sentido estrada do Fonseca.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

O Bem encontra-se a disposição para visitantes mediante a confirmação prévia com os moradores e proprietários, pois o mesmo está localizado em residência particular.

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

O Bem Cultural é utilizado basicamente apenas na celebração da Cavalgada do Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho no dia 10 de Novembro . Os demais períodos do ano, ele fica guardado na residência da família proprietária.

Necessário autorização prévia

Comunicar aos proprietários sobre a visita.

Acessibilidade