A Reserva Mata do Passarinho foi criada em 2007, em parceria com a American Bird Conservancy (ABC) – instituição norte-americana que apoia projetos de conservação de aves ameaçadas nas Américas. Um dos principais motivos da criação da Reserva foi a descoberta de uma espécie de ave considerada quase extinta pela ciência: o entufado- baiano, cujo nome científico é Merulaxis stresemanni. Protegendo o entufado-baiano, a Biodiversitas ajuda a conservar também outras 37 espécies de aves ameaçadas de extinção, além do macaco-prego-de-peito-amarelo, primata que é, também, bastante ameaçado. A Reserva está inserida em um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica em bom estado de conservação da região do Vale do Jequitinhonha, o que proporciona a proteção de parte deste importante bioma que está, ao mesmo tempo, extremamente degradado. Desta forma, uma infinidade de espécies de plantas, além de outros animais, está protegida na Reserva Mata do Passarinho.Situada entre os municípios de Bandeira e Jordânia (MG) e Macarani (BA), a Mata do Passarinho tem aproximadamente 650 hectares que, protegidos, ajudam a manter parte dos serviços ambientais que a região oferece. Alguns exemplos desses serviços incluem a proteção contra desastres naturais, o controle da erosão do solo, a polinização das flores pelas abelhas, a fertilização do solo pelas fezes de animais e a decomposição de animais e plantas por microrganismos. As florestas fornecem madeira, alimentos, substâncias medicinais e fibras, purificam a água, regulam o clima e os sistemas fluviais existentes (rios, córregos, nascentes) além de disponibilizarem água doce, energia e recreio.

Tel.: (31) 3284- 6322

comunicacao@biodiversitas.org.br

Situada entre os municípios de Bandeira e Jordânia (MG) e Macarani (BA). , -

CEP 39.920-000 - Jordânia - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

A partir de Jordânia é melhor ir para Bandeira pela Ribeira, e depois são mais 15km sentido Macarani. A estrada de terra não é muito boa, mas se não estiver chovendo é possível ir com carro pequeno.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Observação de pássaros. Na Mata do Passarinho foram identificadas, até o momento, 319 espécies de aves de rara beleza, sendo que 46 delas estão ameaçadas de extinção, ou seja, têm na Reserva um dos últimos locais onde vivem. Turistas do mundo inteiro, especialmente, os europeus investem seu tempo nessa atividade. Segundo estudos, existem 1832 espécies de aves no Brasil, o que faz do nosso país o segundo mais rico em aves do planeta, ficando atrás apenas da Colômbia, que possui cerca de 1850 espécies. As 1832 espécies que ocorrem no Brasil formam, sem dúvida, um número extraordinário, correspondente à quase 20% do total mundial. Essa riqueza de aves tem atraído um expressivo público interessado em sua observação.

Informações complementares

As visitas à Reserva Mata do Passarinho devem ser agendadas, uma vez que é necessário designar funcionários para atendimento e devidas providências.

Acessibilidade