O Rio Itacambiraçu nasce na Serra Geral e deságua no Rio Jequitinhonha.Conheça rochas trabalhadas pela natureza e surpreenda-se com o mirante transparente de águas,onde alguns peixes podem ser avistados.Observe uma vegetação variada de cerrado, caatinga e em alguns pontos da mata de galeria.Caminhe entre as corredeiras e aprecie as pequenas praias formadas ao longo de sua margem.
O Rio de águas cristalinas que corta a paisagem forma, canyons profundos que correm sobre um leito de rocha constituída por quartzito.Outros rios importantes próximos são o Jequitinhonha, Extrema, Ventania e Congonhas. O relevo é predominantemente montanhoso, cortado por grandes chapadas com suas bordas dissecadas formando uma paisagem irregular como as Chapadas. A vegetação da região é rasteira e de pequeno porte, típicas de campos de altitude. Nas chapadas predominam os cerrados com suas variações, destacando cerrado baixo, representado por árvores como pequizeiro, a lixeira e o pau terra, entre outras e a caatinga arbustiva com a presença de espécies como bromélias e cactáceasA composição da flora desta região é peculiar, com inúmeras ocorrências de populações restritas àquele ambiente. Destaque para canelas de ema, de grande importância ecológica. Existem, ainda, algumas formações de veredas isoladas, com uma discreta presença de buritis.A fauna possui algumas espécies consideradas ameaçadas como o lobo-guará, onça parda, jaguatirica, tamanduá bandeira, tamanduá de colete, tatu canastra, macaco sauá, lontra, dentre outras. O Rio Itacambiraçu é garantia certa de emoção com banho de rio, água pura, clima ameno,passeio entre as pedras, cerrado, onde vivem diversas espécies da fauna e flora. Todo trajeto esculpido pela natureza com pedras sobrepostas, areia branca e belas paisagens naturais.

MG 307, -

CEP - Grão Mogol - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

O percurso mais utilizado para visualizar e chegar até o Rio Itacambiraçu é percorrendo a partir da sede, a MG 307, passa pela localidade do Jambreiro, vira à esquerda no quilometro 10 km, até a localidade do Capim Pubo.Não há adaptabilidade para portadores de necessidades especiais.As condições ambientais e sociais de acesso ao atrativo estão ótimas.Durante o percurso para se chegar ao local, podemos observar a cachoeira e Córrego das Mortes, a Praia do Vau, o trevo dividindo os municípios de Cristália e Grão Mogol, a entrada para a Usina Italiana e a ponte sobre o Córrego Escurinha.O ambiente favorece a apreciação da paisagem formada por quedas d’água, rios, pedras, vegetação de mata ciliar, campos rupestres, cactos, flores típicas, córregos, etc. É possível a prática de atividades como acampamento, banho e off road no atrativo turístico. Percurso bem conservado e sinalizado

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada, Auto-guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

É possível a prática de atividades como acampamento, banho e off road no atrativo turístico. O banho e o off road é a atividade mais indicada a ser praticada.

Acessibilidade