No entorno do Parque do Ibitipoca, nas proximidades da Vila dos Moreiras [no município de Santa Rita de Ibitipoca], fica a Serra da Água Santa, um dos ponto culminantes da região, contraforte do maciço do Ibitipoca e palco de antigas lendas populares.

Essa história nos foi relatada por Dona Maria [ela quem recepciona os turistas, no Bar do Nativo na Comunidade dos Moreiras, para indicar a ida até a Serra e receber o valor do ingresso], uma simpática habitante do lugar, responsável pelas chaves da porteira que dão acesso à serra, muito visitada para a contemplação do deslumbrante pôr do sol que se vê de seus altos.

Contam os populares que a meio caminho da subida da Serra da Água Santa, num conjunto de pequenas grutas, habitava um velho monge católico, que ali devotou sua fé, realizando ritos e celebrações da tradição cristã em meio ao templo da Natureza Mãe. Do monge, seu nome ou idade, pouco se sabe. Mas o cruzeiro deixado à entrada da caverna e as águas cristalinas que ainda brotam por lá perpetuam as histórias dos milagres concedidos aos que bebem dessa fonte.

Para beber ali, foi deixada uma concha de cabo comprido. Em um pequeno buraco, na base de uma parede de pedra, dentro da gruta, forma-se um curioso reservatório, sempre cheio das águas milagrosas que ali afloram e das quais não se vê a fonte. Segundo Dona Maria, "vem gente de longe pegar a água santa e tem gente daqui que só bebe água de lá, ela sara tudo!"

Tel.: (32) 98855-2700

Whatsapp: (32) 98855-2700

Comunidade dos Moreiras, s/n, Propriedade Particular (contato com Dona Maria no - Zona Rural

CEP 36.235-000 - Santa Rita de Ibitipoca - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

O acesso é pelo município de Santa Rita de Ibitipoca, através da Comunidade dos Moreiras, onde fica a responsável pela chave de acesso ao lugar, bem como pela arrecadação dos valores para a liberação da entrada (Dona Maria, no Bar do Nativo, na via principal da Comunidade dos Moreiras, já na saída para a estrada de acesso à Serra - Av. Maria Zilda Rezende Carvalho).

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Paga

Valor: R$15,00

Atividades realizadas

No local exite um mirante, gruta com a Água Santa, caverna, rampa para voo livre e ainda um lugar privilegiado com vista para o Parque Estadual de Ibitipoca e para um dos mais belos pôr do sol de Minas Gerais.

Necessário autorização prévia

A autorização passa pela compra do ingresso com a senhora responsável pela recepção ao visitante na Comunidade dos Moreiras, no Bar do Nativo).

Acessibilidade