O Santuário não segue um estilo arquitetônico definido, possui uma influência de diversos estilos, como o neoclássico e ecletismo. Sua fachada principal apresenta-se rica em detalhes. A torre se encontra centralizada de onde surge a entrada principal. Na entrada principal uma cobertura plana suportada por dois pilares de seção redonda e uma platibanda em forma de frontal abriga a imagem de Santa Rita de Cássia, padroeira do município. Nas duas extremidades surge dois pilares a 45° que a cobertura se transforma em uma forma piramidal e encontra-se a cruz, símbolo da fé na região católica. Duas portas menores se encontram na fachada principal, tornando-se simétrica. As aberturas possuem a parte posterior arqueadas.

A fachada lateral esquerda apresenta-se simétrica na qual é dividida em quadrante e cada quadrante possui um conjunto de janelas separadas com distância eqüidistantes. Dá-se a impressão de dois pavimentos pela diferenciação das aberturas e em função do pé direito duplo, pois as janelas da parte de baixo possuem verga reta sem a parte superior arqueada há as aberturas localizadas acima possuem a parte superior arqueada. Um barrado de pedra rústica foi feito a meia parede em volta das fachadas, exceto da fachada principal.

Na fachada lateral direita um anexo construído posteriormente onde se encontra a capela de Santa Rita do Sapucaí onde está localizada a imagem de Santa Rita do Sapucaí na urna em tamanho natural vinda da Itália e a relíquia óssea da santa.

A capela encontra-se integrada a igreja, mas embora estejam interligadas ambas possuem entradas independentes e horários de funcionamento distintos. A capela possui entrada pelo corpo lateral da igreja onde foi construído um anexo. Esse bloco anexo possui uma porta de entrada de ferro, e vidro sendo a parte superior arqueada com duas bandeiras de abrir pintado com tinta amarelo claro e vidro martelado. Um pequeno hall dá acesso ao interior da capela onde outra porta de ferro e vidro seguindo o mesmo padrão, porém com a parte superior com ângulo reto. A imagem em tamanho natural dentro da urna de Santa Rita de Cássia está localizada no centro da capela onde um altar bastante diferenciado abriga a imagem. As paredes possuem pinturas temáticas retratando Santa Rita e faixas de papel de parede fazendo o acabamento superior. O piso é feito em cerâmica bege e verde claro criando detalhes assentados a 45°. A capela possui sistema de segurança como alarme e de prevenção de incêndio. Bancos de madeira dispostos em frente a imagem na urna e proporciona maior conforto para os fies fazerem duas orações. Uma rampa com guarda corpo em metal garante a acessibilidade de portadores de necessidades especiais de acordo com a maior acessibilidade NBR9050. Quatro pilares circular pintados com características de marmorizado demarca o espaço de oração. O altar onde está à imagem é feito com chama metalizada com características de cobre escovado cria um efeito diferenciado e destaca a imagem ao centro da capela. Externamente ela se apresenta bem simples, apenas com pedras rústicas revestindo a parte alvenaria e o restante é pintado com tinta branco e tinta amarela os detalhes.

Na fachada lateral, ainda de encontra a porta de acesso a sacristia e a sala de reunião da paróquia. Devido ao desnível do térreo esse salão e a sacristia se encontram na parte inferior da igreja. Nessa área provada para funcionários da paróquia é onde se encontra guardada a imagem tombada pelo município de Santa Rita do Sapucaí. Essa imagem tipicamente portuguesa está protegida em uma redoma de vidro e possui horário para visita.

Internamente a igreja transmite tranqüilidade e paz em função dos acabamentos e ornamentos. A planta se divide em nave central, altar, sacrário, coro e sacristia. O hall da nave central possui o piso em mármore e granito onde forma o desenho de uma rosa dos ventos. Três degraus dão acesso à nave central. O forro de gesso é todo ornamentado e possui uma leve inclinação se tornando levemente curvo. Candelabros de cobre pendentes com diversas lâmpadas enriquecem o interior da igreja. O forro utiliza três cores: branco, azul cian e azul marítimo.

Os vãos de abertura são de grande dimensão e arqueados na parte superior. A porta principal de entrada é de madeira, de suas bandeiras de abrir com ornamento em almofadas e auto relevo. As janelas são de ferro com vitrais coloridos. O piso interno da igreja é feito com dois tipos de acabamento: cerâmica branca nas áreas dos bancos e granito cinza e preto nas áreas de circulação, hall e altar. O piso externo é feito em calçada portuguesa formando desenhos utilizando as cores branca, preta e vermelha. Uma rampa de acesso para portadores de necessidades especiais foi feita para atender a norma de acessibilidade NBR9050, porém a escadaria prevalece imponente na fachada onde guarda corpo promovem a segurança e cria um limite para o jardim que ali existe.

Na nave central nas extremidades aparecem vãos que levam o visitante para os anexos da igreja. Os pilares de sustentação são revestidos com granito assim como todas as paredes internas são revestidas a meia parede com granito cinza e os vãos curvos onde recebem aplicações ornamentais em mármore e papel de parede. Ao redor de todos esses detalhes ornamentais de papel de parede na cor amarela, ocre e camurça se faz presente. São aplicações tipo arabesco sem singelas que enriquecem bastante o interior da igreja. Internamente nos vãos curvos também foi aplicado papel de parede.

O coro se faz presente na igreja, possui uma parte curva com guarda corpo em com balaustre pintado de marrom. Nas paredes inclinadas que recebem a janela principal são pintadas com tinta acrílica ocre e nas laterais aparecem dois altares laterais possuem uma semi-cúpula com uma pintura imitando as nuvens.

No sacrário duas grandes imagens de anjos se encontram ao lado do sacrário. Uma faixa pintada na cor vinho demarca o centro do espaço. Uma pequena grade pintada de preto demarca o espaço.

19 – OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES A Festa de Santa Rita de Cássia celebrada no dia 22 de maio atrai romeiros do Brasil inteiro.Barracas com comidas típicas de vários países começam a funcionar, geralmente, uma semana antes . O Santuário oferece missas e novenas para os devotos de Santa Rita de Cássia.Shows privados com artistas nacionais são realizados durante a noite, assim como festas universitárias.

Tel.: (35) 3471-1134

Praça Santa Rita, s/n -

CEP - Santa Rita do Sapucaí - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Igreja matriz da cidade

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Atividades religiosas.

Informações complementares

Horários de Missas:
Sábados – Missa às 15h (capela da Urna) e 19h.
Domingos – Missa às 7h, 9h,10h30 (missa das crianças, 1° e 3° domingos), 15h, 17h30 e 19h30.
De Segunda de Sexta – Missa às 19h
Dias 22 (dias de semana) missa às 7h, 9h, 15h e 19h – Missa da Cura

Acessibilidade