Uma das explicações para o nome da cachoeira do Gavião, formada pelo Ribeirão Congonhas, é devido a semelhança da formação rochosa que circunda a cachoeira com a asa da ave. Outra possibilidade, é de que em algum momento houve confusão com o nome do córrego vizinho, que forma a cachoeira das Andorinha e que se chama Córrego do Gavião. Em seu trajeto podemos encontrar várias nascentes e espécies endêmicas de plantas .O poço formado pela queda é pequeno, porém encantador e muito apreciado pelos visitantes.

Tel.: (31) 3718-7484 /(31) 3718-7469

parna.serradocipo@icmbio.gov.br

Parque Nacional da Serra do Cipó, S/n - Zona Rural

CEP 35.847-000 - Santana do Riacho - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Vindo de Belo Horizonte, Lagoa Santa e Aeroporto de Confins, chegando no distrito Serra do Cipó, após atravessar a ponte do Rio Cipó, virar a direita na terceira rotatória (KM 97) - rua do Engenho. Seguir esta rua até o final, chegando na Portaria do Retiro do Parque Nacional da Serra do Cipó. A partir da Portaria do Parque, seguir 7km até a Cachoeira do Gavião a pé ou de bicicleta.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

O horário máximo de entrada no Parque é até as 16:00hs.

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Caminhada por trilhas, banho de cachoeira, trilhas de bicicleta, contemplação da paisagem e fotografia das exuberantes flora e fauna.

Acessibilidade