O seu nome original é Represa da Usina Coronel Américo Teixeira, mais conhecida como Represa da Lapinha. Sua construção se iniciou na década de 1950 pela Companhia Industrial de Belo Horizonte. Hoje a represa é referência da Lapinha e o atrativo mais visitado pelos turistas. Possui duas grandes lagoas que são separadas por duas montanhas e unidas por um canal de água que passa entre elas. A primeira lagoa fica mais próxima do vilarejo da Lapinha e da praça central do vilarejo gasta-se apenas cinco minutos de caminhada até sua margem. A beleza cênica criada pelo encontro das lagoas com as serra em seu entorno encanta moradores e visitantes e é possível ter uma fantástica vista geral das duas lagoas subindo o Pico da Lapinha. Na represa acontecem várias atividades como natação, canoagem, stand up paddle, e passeio de barco.

Tel.: (31) 3718-7458

Zona Rural, s/n -

CEP 35.845-000 - Santana do Riacho - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo de Belo Horizonte, sentido Serra do Cipó, após atravessar a ponte do Rio Cipó, na MG-010, virar a esquerda na primeira rotatória, seguindo a placa de Santana do Riacho. São 27km até a sede do município e mais 12km até o povoado da Lapinha da Serra. Deixar o carro no centro do povoado e seguir, a pé a rua do Batuque até visualizar a bela Represa da Lapinha.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Durante os meses de agosto a novembro o nível da água diminui consideravelmente.

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Contemplação, natação, canoagem, stand up paddle.

Informações complementares

Este atrativo não possui gestor e para que o visitante consiga mais informações sobre o local, foi colocado à disposição o contato do Centro de Atendimento ao Turista.

Acessibilidade