Caminho histórico, antes percorrido por tropeiros e suas tropas de mulas. A travessia pode ser feita de 1 a 3 dias, dependendo do seu preparo físico. São aproximadamente 30 km de distância do povoado da Lapinha até a exuberante e maior cachoeira de Minas Gerais, a Cachoeira do Tabuleiro, localizada no município Conceição do Mato Dentro.

Tel.: (31) 3718-7458

Zona Rural, - Zona Rural

CEP 35.845-000 - Santana do Riacho - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo de Belo Horizonte, sentido Serra do Cipó, após atravessar a ponte do Rio Cipó, na MG-010, virar a esquerda na primeira rotatória, seguindo a placa de Santana do Riacho. São 27km até a sede do município e mais 12km até o povoado da Lapinha da Serra. Deixar o carro no centro do povoado e seguir, a pé a rua do Batuque até iniciar a trilha para a Travessia Lapinha x Tabuleiro. É recomendável a contratação de condutor ambiental.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Ao longo da travessia existem pontos oficiais de parada, para pernoitar, sendo que cada um possui regras de convivência específicas. É necessario fazer agendamento prévio. Para maiores informações, fazer contato com receptivos locais.

Tipo de visita

Não guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Caminhada, contemplação, banho de cachoeira, fotografia.

Informações complementares

Para realização da Travessia Lapinha X Tabuleiro, o visitante passa por diversas propriedades públicas e privadas. Diversos receptivos e condutores locais fazem o serviço de condução da travessia, porém não há um órgão gestor da atividade. Sendo assim, colocamos à disposição o contato do Centro de Atendimento ao Turista.

Acessibilidade