O primeiro templo religioso de Monte Sião surgiu em 1849, dedicado a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, construído pelo fundador do lugar, Antonio Bernardes de Souza. Localizava-se no centro da atual Praça Prefeito Mário Zucato. A benção oficial do templo ocorreu em 13 de abril de 1850, por Provisão da Câmara Capitular de São Paulo, à qual eclesiasticamente pertencia a capela.

No paroquiato do Pe. Luigi Cocoresi, de 1883 a 1890, mais precisamente em 1881, a capela cedeu lugar à Igreja Paroquial, erguida no alto da mesma praça. O novo templo era também de construção de barro calcado em tiras de madeira serrada.

Na administração paroquial do Pe. José Eugênio de Faria – Pe. Zequinha – em 1934, iniciou-se a construção da atual Igreja Matriz, que está localizada no mesmo lugar da anterior.

Em 1938, as obras em fase de acabamento passaram à responsabilidade do novo vigário, Pe. Gustavo Moreira de Abreu. A partir daí algumas modificações foram feitas e a construção concluída na década de 50.

A arquitetura da Igreja assemelha-se ao estilo da arte romana do século XII e o altar-mor é todo trabalhado em madeira, onde se vê a imagem centenária da padroeira.

Avenida Presidente Getúlio Vargas, s/n - Centro

CEP 37.580-000 - Monte Sião - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Em frente a Praça Prefeito Mário Zucato.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Missas e atividades religiosas

Acessibilidade