A Usina Hidrelétrica de Furnas foi a primeira usina construída pela Empresa, da qual herdou o nome. A barragem está localizada no curso médio do rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais. A localização privilegiada da usina (500 km do Rio de Janeiro, 400 km de São Paulo e 300 km de Belo Horizonte) permitiu que se evitasse, em meados da década de 60, um grande colapso energético no Brasil, evitando o racionamento e o corte no fornecimento de energia elétrica ao parque industrial brasileiro. A potência prevista no início de sua construção correspondia a 1/3 do total instalado no Brasil. A Usina de Furnas é um marco de instalação de grandes hidrelétricas no Brasil.

Tel.: (35) 3523-5444

Rua Ilicínea, 0 - Furnas

CEP 37.945-000 - São José da Barra - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

A Usina está localizada a apenas 3 km do bairro de Furnas, a 8 km do centro de São José da Barra, e a 2 km da rodovia MG 050.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

É possível contemplar e fotografar as instalações da Usina através de dois mirantes, um do lado direito e outro do lado esquerdo, situados na parte alta, estrategicamente localizados. Porém a empresa não possui uma política de visitação às instalações, por questões de segurança.

Tipo de visita

Não guiada, Auto-guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Contemplação.

Acessibilidade