A conhecida Igrejinha do Engenho Seco foi construída há mais de 130 anos e preserva sua estrutura como antes, tendo sido tombada pelo COMPAC - Conselho Mun. Patrimônio Histórico. Nas cores originais -branco e azul- do Manto de N. Senhora, a tradição conta que os moradores responsáveis por cuidar da Igreja são considerados guardiões. Na Capela estão os objetos e imagens sacras originais incríveis, bem como o antigo cemitério, onde encontram-se os restos mortais dos primeiros moradores de Sarzedo. Na frente da Capela encontra-se o Cruzeiro, simbolo da religiosidade local, e que marca também a construção da Capela. Na Igreja é celebrada todo ano no último domingo de julho a Tradicional Festa do Engenho Seco, festa com mais de 130 anos de tradição, com apresentações artísticas, leilões, quadrilhas, jogos, comidas e bebidas típicas. A Capela localiza-se no alto da Serra da Boa Esperança, de onde pode encher os olhos com o Mirante, que impressiona ainda mais na hora do por-do-sol. A vista alcança até Contagem, Betim, Belo Horizonte e outras cidades, sendo muito frequentado por praticantes de bike e trekking.

Tel.: (31) 3577-8958

paroquianossosenhordospassos@gmail.com

Rua Maria Raimunda do Patrocínio - Estrada do Engenho Seco, Sem número, Povoado do Engenho Seco - Área Rural

CEP - Sarzedo - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Pela Rodovia MG 040 de BH e Ibirité, segue na direção a Sarzedo, já no trevo do B. Brasília, placas indicativas mostram a Mineradora Itaminas, momento em entra na segunda estrada a direita do trevo, pela Estrada do Engenho Seco, até chegar na referida Igreja.
Pela Estrada de Betim a Sarzedo, segue por estrada única, até o trevo do Verde Gaio, quando segue sentido Centro de Sarzedo, já no trevo do B. Brasília, placas indicativas mostram a Mineradora Itaminas, momento em entra na segunda estrada a direita do trevo, pela Estrada do Engenho Seco, até chegar na referida Igreja.
Pela Rodovia MG 040 de Mário Campos, sentido a Sarzedo, no trevo do B. Brasília, já no trevo do B. Brasília, placas indicativas mostram a Mineradora Itaminas, momento em entra na segunda estrada a direita do trevo, pela Estrada do Engenho Seco, até chegar na referida Igreja.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Contemplação do Mirante, Festas Culturais e Religiosas, Missas, Enterro, Trilhas e Bike.

Acessibilidade