Sua formação está intimamente ligada à Serra da Canastra e mostra amplitudes da ordem de 100 a 300 metros, em um terreno tipicamente monoclinal de costas. Os topos da serra apresentam também solos raros e pedregosos, o que indica a presença em excesso de óxidos de alumínio e ferro. No fundo dos vales acumula-se a água e os sedimentos transportados pelos rios, chuvas e ventos, fazendo aumentar a espessura do solo e contribuindo, inclusive, para a melhoria de sua fertilidade natural. Acompanhando o flanco dos rios, nota-se a ocorrência da mata galeria, uma vegetação mais incorporada e densa. Nos topos da Serra da Bocaina aparece um terceiro tipo de vegetação, os campos rupestres, adaptados a um solo também raso e pedregoso como no Morro da Ventania e no Horizonte Perdido. Ideal para esportes de aventura como montanhismo, trekking, mountain bike, down hill, rapel, escalada e voo livre.

Tel.: (34) 9110-4110

ao sul do município, 30 km do Centro da cidade , sn - zona rural

CEP 38.180-000 - Araxá - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Seguir pela MG 428 sentido Franca, (é a mesma estrada que vai pra Bocaina só que segue reto passando pelo posto policial não vira a esquerda sentido Bocaina-Argenita ), quando passar 3km da placa indicando o km 32, virar a direita onde tem escrito fazenda Eldorado, depois a próxima a direita aonde estará escrito fazenda recanto do vale, chegando ate uma porteira amarela, (não deixem de fechar a porteira após passar) continue andando ate passar por um pequeno riacho e já avistarão o estacionamento da cachoeira

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Valor: R$0,00

Atividades realizadas

Esportes de Aventura e Montanhismo, como trekking, moutain bike, down hill, high line, rapel, escaladas, voo livre

Informações complementares

Existente abrigo de Escalada e ponto referencia de turismo de aventura do Brasil