A Serra da Santa ou Morro do Trovão como também é conhecido, é um atrativo com grande beleza natural e está localizada à beira da BR 356. A uma altitude de 1.200 metros, tem seu solo coberto por afloramentos rochosos, formando um conjunto de esculturas naturais em projeções abstratas. Durante todo o ano, no período da manhã, e principalmente no inverno, é possível visualizar neblina, o que torna o local ainda mais deslumbrante, formando um verdadeiro “mar de nuvens”. A subida até o topo da Serra é de grande beleza. Durante a trilha podemos visualizar afloramentos rochosos, vegetação típica e muros de pedras, construídos por escravos. Em certos pontos do percurso encontram-se cavernas, trilhas, cachoeiras, uma bela lagoa, vista panorâmica para um mar de Serras, e também podemos visualizar o Pico de Itabirito e as ruínas da Mina de Cata Branca. No pé da Serra há um bar e a Gruta de Nossa Senhora da Graças. A data é de 1937 e foi construída devido a uma promessa à Nossa Senhora das Graças, mas não se sabe quem construiu, o autor ou a graça alcançada. Do lado de fora há uma fonte de águas.

Br 356, km 45 -

CEP 35.450-000 - Itabirito - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo da Praça Doutor Guilherme, seguir a BR 356 sentido Belo Horizonte, por cerca de 10 km. Parar no Km 45, em frente à Gruta da Santa.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Podem ser realizadas caminhadas em trilhas e contemplação da paisagem.

Informações complementares

É importante considerar que o acesso aos atrativos no Alto da Serra da Santa se dá com um grau de dificuldade elevado, além disto, o estacionamento para carros só é possível em frente ao quiosque da lanchonete na beira da estrada, já que a Serra se localiza a beira de uma rodovia BR e esta é bastante sinuosa.

Acessibilidade