Serra do Lobo se encontra entrecortada por duas serras na região de Cabeça de Boi, na porção oeste se encontra com a Serra dos Linhares e na porção leste na Serra da Lapa. Sua altimetria chega 1.300 e 1.693 metros de altura, destacando no seu topo uma paisagem privilegiada com presença de mares de morros, Serra do Espinhaço, Pico do Itacolomi, e a vista para os municípios de Itabira, Nossa Senhora do Carmo, além do vilarejo de Cabeça de Boi e Itambé do Mato Dentro. Encontra a presença de canelas de emas gigantes, com aproximadamente 300 anos, partindo do princípio de que elas crescem 1 cm por ano. Essas canelas de ema gigantes (Vellozias Gigantes) são repletas de orquídeas raríssimas (Sophronitis Vermelhas), só ocorrendo no sul do Espinhaço, endêmicas do Espinhaço. Nos meses de maio e junho é a sua floração.

Estrada para Povoado de Mata Grande, s/n - Santana do Rio Preto (Cabeça de Boi)

CEP 35.820-000 - Itambé do Mato Dentro - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo de Cabeça de Boi, pegue a estrada de terra para sair do distrito, percorra 1km aproximadamente, vire á direita na primeira entrada transversal, siga mais 3km e passará por duas curvas acentuadas e continue seguindo (Durante este trajeto passa-se pela propriedade de Tuti). Ao final dessa quilometragem, inicia a trilha a pé de 1km para se chegar a base do Pico e iniciar sua subida. Chegando ao Pico verá a continuação de outro pico, siga trilha a direita sentido leste (terá uma bifurcação de trilha, a esquerda segue para o vilarejo e a direita da continuação a Serra) percorra a trilha que contorna um pequeno morro em seguida vá em direção a trilha sentido norte subindo a serra.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Como se trata de um atrativo de uso público, recomenda-se sua visita antes do sol se pôr, para maior segurança do turista.

Tipo de visita

Auto-guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Trekking, turismo de aventura e contemplação.

Informações complementares

Para se visitar ao atrativo recomenda-se um guia local. Em Itambé do Mato Dentro indica-se Pedro da pousada Serra do lobo cujo e os guias locais de Cabeça de Boi.
O percurso apresenta níveis de aclive e declives acentuados necessário usar as mãos em alguns trechos, exige bastante atenção com trechos de muitas pedras soltas.
É necessário o turista se munir de água, o trajeto encontra fontes mirradas de água.
O trajeto até a Serra do Lobo passa-se por diversos picos, como o Pico do Itacolomi e Pico do Itambé, necessário preparo físico para caminhada.
O atrativo está na APA Morro da Pedreira e APA ITACURU.

Acessibilidade