O Teatro Municipal Belmira Vilas Boas foi inaugurado em dezembro de 2014. O prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico, possui área total de 432m2, capacidade de 172 acentos, estrutura de camarim, palco com boca de cena, cenotécnica e ambiente totalmente climatizado. Local acessível a portadores de necessidades especiais. O mesmo está inserido no "Corredor Cultural" do município de Muriaé.

Histórico da edificação: O prédio construído na administração de Doutor Antônio da Silveira Brum, em 1911, foi, inicialmente, utilizado como almoxarifado da Comarca Municipal. Nele, eram guardadas todas as máquinas e ferramentas pertencentes ao município. Na época da Revolução de 1930, servia de quartel para o Batalhão Revolucionário. Ali, ficavam guardadas as armas e era ponto de reunião dos revolucionários. Em 1932, quando houve outro período de conturbação social e política, este local continuou ainda servindo de quartel para o 19º Batalhão Provisório. Também, nesta edificação, de singela beleza de estilo eclético, funcionou por muitos anos a Secretaria Municipal de Saúde, tendo sempre a frente o Doutor Assis Pereira. Abrigou, em dois cômodos dos fundos, a sede da Sociedade musical União dos Artistas e a Junta de Alistamento Militar. Nos últimos anos, antes da restauração e adaptação para o Teatro, serviu de sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Apresenta estilo eclético de singular composição arquitetônica. Sua fachada apresenta apenas três vãos, duas janelas e a porta principal. A porta tem seu tímpano decorado com rendilhado vazado de madeira – trabalho bastante delicado e característico da época, encontrado também na Escola Silveira Brum, construída na mesma data. Arrematando a composição da fachada, encontramos um frontão triangular finamente decorado com guirlandas de flores e um florão central, arrematado de dentilhos. Na extremidade da platibanda, dois pedestais encimados por pináculos em forma de vaso e, ladeando o frontão triangular, dois elementos em relevo floral.

Tel.: (32) 3696-3395

R. Coronel Domiciano, 13 - Centro

CEP 36.880-000 - Muriaé - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

O teatro está localizado no Centro de Muriaé, ao lado da Energisa. Outra referência é a Praça Coronel Pacheco de Medeiros, localizada em frente.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Quando há espetáculos, independente do dia da semana, o horário de funcionamento varia, de acordo com a necessidade de cada um.

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Visita guiada, aulas da Escola Municipal de Teatro Gregório Mattos Guerra, e espetáculos de dança, música e teatro.

Acessibilidade