Contribui na preservação e conservação da fauna e flora local. Sua rica vegetação contribui como reduto de avifauna e para o ciclo hidrológico, gerando microclima no seu entorno. Atividades de lazer: caminhar por suas trilhas representa um raro momento de lazer em contato com a natureza. Tem possibilitado a realização de Projetos de pesquisas científicas, monografias acadêmicas e a realização de aulas nos mais variados níveis escolares. Realização de atividades de Educação Ambiental. Tem se mostrado importante banco de sementes. Gera uma bela paisagem cênica, valorizando o bairro em que está inserido e a cidade de Uberaba

Tel.: (34) 3318-0310

Avenida João XXIII, 1200 - Volta Grande

CEP 38.045-100 - Uberaba - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Trevo BR-050 com MG-427

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

- Aspectos físicos e biológicos:
*Relevo: É uma região plana com inclinação máxima de 2%.
*Vegetação: A mata que cobre aproximadamente 88% da área total do Parque pode ser classificada como Floresta Estacional Decidual (Caducifólia), sendo representada por gramíneas, arbustos, lianas (cipós), epífitas e árvores de grande porte. Levantamento florístico está em fase de execução.
*Fauna: Tem destaque a diversidade de aves. É possível, entre outras espécies, observar Saracura (Aramides cayanea), João-de-barro (Furnarios rufus); Bem-te-vi (Pintagus sulphuratus); Papa capim (Sporophila sp), entre outros. Merece destaque a diversidade de insetos e pequenos vertebrados (anfíbios e répteis).
*Recursos hídricos: É caracterizado pela nascente do córrego Marat que nasce na parte externa do Parque, acima da Avenida João XXIII. Esta nascente abastece o curso de água e alagado (brejo) existente na parte sudeste interna do Parque.

Acessibilidade