Turismo em Minas Gerais | Lugares para Passar o Dia dos Namorados

27.526
Foto por: Jaziel Lima - Serra do Rola Moça
Atualizado em: 22/08/2022

 15 lugares para curtir no Dia dos Namorados em Minas Gerais  

 

O dia 12 de junho está chegando e uma viagem a dois é uma ótima pedida para celebrar a data. Em Minas, os casais apaixonados encontram as mais variadas opções de roteiros inspiradores, que irão agradar tanto aos que buscam algo mais bucólico e contemplativo como aqueles que querem encarar uma aventura, mas tudo sem perder o romantismo, claro...O importante é curtir o dia ao lado da pessoa amada, aproveitando também para degustar as maravilhas da gastronomia mineira e descansar o olhar com as belas paisagens das cidades do estado.

Confira os destinos especiais que separamos e escolha seu!

 

1- ARAXÁ

 Tauá Grande Hotel  - Foto: Patrick Grosner        

Famosa principalmente por suas Termas, Araxá é uma tranquila e acolhedora cidade da região do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba. Sua memória está preservada em casarões no centro da cidade, sendo um deles o Museu Dona Beja, que abriga cerca de 300 peças e mobiliário do século 19. As montanhas e rochas da região são chamariz para os amantes de atividades como escaladas e rapel.

 

2- BRUMADINHO – CASA BRANCA

 Parque Rola Moça - Foto: Evandro Rodney      

Em Brumadinho, os casais vão encontrar excelentes pousadas e cachoeiras próximas para desfrutar o Dia dos Namorados. Lá também está o Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina, que mescla arte contemporânea e natureza. São mais de 500 obras distribuídas por diversos pavilhões e áreas abertas, cercados por um exuberante jardim botânico. Em Casa Branca, povoado do município, que fica em um vale no entorno do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, o clima é mais frio e a pedida são os charmosos restaurantes.

 

3- CATAS ALTAS

Catas Altas - Foto: Xará

Emoldurada pelos paredões da Serra do Espinhaço, Catas Altas é uma cidadezinha apaixonante e  ponto de partida para caminhadas nas trilhas pela mata nos arredores, além de oferecer ambiente propício para descansar, entrando no clima pacato das ruas. Os destaques são o Santuário do Caraça, que abriga museu histórico, a cachoeira do Maquiné e a Capela do Senhor do Bonfim, construída em 1786, em estilo barroco.

 

4- CAXAMBU

Caxambú /  Parques das Águas  -  Foto: Patrick Grosner

A pequena Caxambu faz parte do Circuito das Águas mineiro e é destino para aqueles que buscam dias tranquilos típicos da vida no interior. O teleférico e o Parque das Águas são os maiores atrativos do local, que também conta com um horto florestal, bons restaurantes, e gente hospitaleira.

 

5- DIAMANTINA

Diamantina - Foto: Alice Diniz

Este verdadeiro recanto é a entrada para o Vale do Jequitinhonha. O casario antigo se espalha pelas ruas do centro histórico, colorindo a cidade que data do início do século 18 e detém o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco. Em Diamantina Vale visitar o Passadiço, ou Casa da Glória, o Mercado dos Tropeiros e a Casa de Juscelino, museu que funciona onde morou o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Além disso, os fãs de cachoeiras não podem deixar de conhecer as belezas naturais do entorno.

 

6- GONÇALVES 

Pedra do Cruzeiro /  Gonçalves - Foto: Sérgio Mourão

As baixas temperaturas e as paisagens repletas de pinheiros e araucárias são a marca da pequenina e aconchegante Gonçalves, situada na Serra da Mantiqueira, sul do estado, na divisa com São Paulo. Ar puro, friozinho, verde por todos os lados e muitas opções de comida boa formam o cenário perfeito para descanso e passeios românticos!

 

7- LAVRAS NOVAS 

Lavras Novas - Foto: Acervo Secult 

Este simpático povoado próximo a Ouro Preto é formado por mimosas casinhas coloridas ao pé das montanhas, onde o sossego e o clima amistoso imperam. Os namorados vão poder curtir os bares e restaurantes com mesinhas à beira da rua, as lojinhas de artesanato e um lindo pôr do sol. Para os casais aventureiros, Lavras Novas tem roteiros de passeios que incluem cachoeiras, represa e cânions.

 

8- MONTE VERDE 

Monte Verde - Foto: Ricardo Cozo

As construções em estilo alpino de Monte Verde vão conquistar os namorados que visitarem este charmoso e pitoresco vilarejo localizado no alto da Serra da Mantiqueira. A maioria dos hotéis possui aquecimento ou lareira. Que tal subir a serra?

 

9- OURO PRETO

Ouro Preto - Acervo Secult 

A antiga Vila Rica é um prato cheio para os apreciadores de história e arte. As ladeiras, edificações, museus e igrejas respiram a memória do auge do Ciclo do Ouro e da Inconfidência Mineira. Ouro Preto possui charmosos restaurantes e cafés, muitos deles com ambiente intimista, luz de velas e música ao vivo criam o clima ideal de romance para a melhor comemoração de Dia dos Namorados!

 

10- PASSA QUATRO

 Passa Quatro  - Foto: Patrick Grosner

Parte do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira e do Caminho Velho da Estrada Real, Passa Quatro possui várias fontes de água e é o destino perfeito para quem quer sentir o gostinho de roça. Caminhadas e cavalgadas ao entardecer e o passeio de Maria Fumaça são alguns dos agradáveis atrativos do local.

 

11- POÇOS DE CALDAS

 Poços de Caldas - Acervo Secult 

Nessa bela e florida cidade do Sul de Minas, fontes hidrominerais se espalham pelas praças. A grande atração de Poços de Caldas para relaxar são os banhos de imersão. Para os adeptos do trekking e voo livre, a Serra de São Domingos possui uma rampa de decolagem e trilhas incríveis.

 

12- SÃO LOURENÇO

 São Lourenço - Foto: Patrick Grosner

Maior cidade do Circuito das Águas, São Lourenço oferece várias opções de lazer e descanso para os casais que forem curtir o 12 de junho. Os passeios de balão permitem a contemplação de toda a beleza da região da Serra da Mantiqueira. No Trem das Águas, os visitantes contam com degustação de queijos e vinhos enquanto viajam em uma Maria Fumaça até Soledade de Minas. A maior atração é o Parque das Águas, que conta com nove fontes de água mineral e um balneário onde é possível fazer massagens e tomar banhos especiais.

 

13- SÃO THOMÉ DAS LETRAS 

 São Tomé das Letras - Foto: John Brandão

Conhecida como cidade das Pedras, São Thomé também é famosa por suas cachoeiras e pela aura mística que envolve o local. Inúmeras belezas naturais encantam os turistas, como o Parque Antônio Rosa, mirante do Cruzeiro e as grutas da região.

 

14- SERRA DO CIPÓ

 Serra do Cipó - Foto: Diego Sanches

Distrito do município de Santana do Riacho, a Serra do Cipó tem parte de sua área protegida pelo Parque Nacional da Serra do Cipó. São mais de 60 cachoeiras e trilhas que podem ser acessadas a pé, de bicicleta ou a cavalo. Pousadas aconchegantes e tardes sossegadas irão conquistar os visitantes.

 

15- TIRADENTES

Tiradentes / Contos - Foto:  John Brandão

O roteiro gastronômico é o forte de Tiradentes, cidade pequenina e acolhedora, com charmosas ruas de pedra. O centro histórico vale a visita sem pressa, percorrendo igrejas, capelas e museus. Os arredores da cidade contam com grutas, poços, mirantes e também é possível conhecer alambiques e fazer cavalgadas.

 

Conheça Mais sobre Minas Gerais. Leia aqui Refúgios no interior de Minas.

Sobre o Autor

Ana Carolina Fleury

Jornalista, praticante e professora de yoga. Destino certo é contato com a natureza, em trilhas com cachoeiras ou praias. Assessora de comunicação na Secult MG.

Comentários

O que eu procuro em Minas?