Turismo em Minas Gerais | Conheça Minas Gerais na Semana Santa

570
Foto por:
Atualizado em: 22/08/2022

5 motivos para visitar Minas Gerais durante a Semana Santa

 

Por que visitar Minas Gerais na Semana Santa? Os motivos são muitos, mas separamos os 5 mais especiais para você não ter mais dúvidas. Minas é o destino perfeito para uma Semana Santa memorável!

 

Minas Gerais é um dos destinos turísticos mais completos do Brasil. E não é só por sua natureza exuberante e gastronomia tradicional que as cidades se enchem de turistas por aqui. Outra característica marcante que atrai pessoas de todos os cantos para nosso estado são os eventos e festividades culturais que atravessam gerações, como os que acontecem em feriados religiosos. É na Semana Santa, por exemplo, que milhares de cristãos aproveitam para renovar seus votos de fé e celebrar a morte e a ressurreição de Cristo.

Um feriado prolongado muito esperado pelos fiéis e viajantes em busca de cultura local, a Semana Santa é o período ideal para viver as mais diversas experiências em Minas Gerais. E a gente te conta porque!

 

1. Missas, procissões e encenações

Diamantina, Belo Horizonte, Sabará, Congonhas, Ouro Preto, São João del-Rei, Tiradentes, Mariana, sem contar ainda as cidades mais interioranas, celebram a Paixão de Cristo com ritos e cortejos que emocionam.

As procissões tomam conta das ruas, enfeitadas com os seus belíssimos tapetes de serragem. O som das matracas, sinos e o toque fúnebre das bandas de música tornam as celebrações verdadeiros espetáculos repletos de simbolismos, figurinos elaborados e estandartes coloridos.

 

2. Passeios ecológicos

Quem vem a Minas Gerais na Semana Santa, além de se envolver com as solenidades cristãs, também pode aproveitar a viagem para curtir vários passeios ecológicos, regados a atividades voltadas ao lazer e ao turismo de aventura, como forma de contemplar a natureza.

Não faltam parques, cachoeiras, rios e reservas naturais para fazer cavalgadas, tirolesa, canoagem, cicloturismo, trilhas, etc., apreciando de pertinho nossa fauna e flora riquíssimas.

 

3. Herança cultural

Mas não é só de belas montanhas que é feita a marcante paisagem de Minas Gerais. Em cada rua, ponte, casarão, lojinha, praça, enfim, por todo canto das nossas cidades históricas é possível respirar um pouquinho da história do nosso país por meio da nossa arquitetura e artesanato. Isso nos faz “reviver” o passado e experimentar sensações únicas. Não é à toa que aqui temos alguns monumentos classificados como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, como os Centros Históricos de Ouro Preto e de Diamantina.

O contraste do verde da natureza com as construções antigas e contemporâneas faz do nosso estado um lugar acolhedor e marcante e sua capital, Belo Horizonte, é a maior prova viva disso.

 

4. Sabores e temperos

É claro que não poderíamos falar de Minas Gerais sem mencionar os sabores da nossa terra – assunto que já rendeu, inclusive, um post só para desvendar os segredos que fazem da comida mineira a melhor do Brasil. Cachaça, café, queijos, doces, entre outras delícias, permitam-nos dizer, só são bons de verdade se forem de Minas! Então é quase obrigatório experimentar todas essas delícias em sua passagem por aqui.

 

5. Jeitinho mineiro acolhedor

Modéstia à parte, uma das lembranças que mais marcam quem visita Minas Gerais é o povo mineiro: a sua personalidade simples e acolhedora. O nosso jeitinho é puro encantamento! Uma homenagem de Drummond resume bem como que é esse sentimento:

“Ser Mineiro é ser religioso e conservador,

é cultivar as letras e artes,

é ser poeta e literato,

é gostar de política e amar a liberdade,

é viver nas montanhas,

é ter vida interior,

é ser gente.”

 

Pronto para fazer as malas e zarpar no próximo “trem” para Minas Gerais durante a Semana Santa? Conta pra gente o seu destino!

Comentários

O que eu procuro em Minas?