Rotas e Destinos - A riqueza do artesanato do norte de Minas

03/09/2019

Por: Júnia Cândido



Foto: Acervo Secult - Xará



As bonecas de barro do Vale do Jequitinhonha são um belo exemplo da riqueza cultural mineira. As famosas figuras têm como matéria-prima a terra seca do Norte de Minas, nascem do barro modelado, pintado cuidadosamente e assado em fornos especiais feitos caseiramente. São obras de arte que retratam a realidade do Jequitinhonha em diferentes tamanhos.Cada uma é única, mas algumas temáticasestão presentes. As obras retratam mulheres grávidas, com bebês de colo, noivas, todas com o olhar vago. Essas bonecas transmitem a história e modo de vida das mulheres do Vale do Jequitinhonha.



A transformação do barro em artesanato surgiu por necessidade de sustento de mulheres e crianças, quando pais de família rumavam aos grandes centros urbanos e para regiões de produção agrícola em busca de melhorias e sustento à família. Nesse processo, deixavam para trás esposas, muitas vezes grávidas, e filhos pequenos que seguiam a vida por meses ou anos. Essas mulheres ficaram conhecidas como viúvas de maridos vivos, ou viúvas da seca.



Hoje, centenas de fortes mulheres lideram famílias por meio de sua arte, recebem convites para participar de feiras para comercialização em todo o país, e veem suas bonecas espalhadas pelo mundo. O interessante é que elas têm um papel social importante: além da valorização da cultura da população do Jequitinhonha, as bonecas geram renda e mantêm muitos homens na região, já que as bonecas do Norte de Minas se tornaram referência do artesanato brasileiro e possibilitam o sustento de muitas famílias. Que exemplo de empoderamento feminino dessas lindas mulheres do sertão mineiro!



Que tal conhecer as personagens dessa rica cultura do Norte de Minas de perto, suas bonecas e até mesmo aprender a fabricá-las? Conheça o Vale do Jequitinhonha e se encante com uma das muitas Minas Gerais!



Onde fica o Vale do Jequitinhonha:



Localizado no norte de Minas, a região conhecida como sertão mineiro, divide-se em Alto Jequitinhonha (região de Diamantina); Médio Jequitinhonha (região de Araçuaí); e Baixo Jequitinhonha (região de Almenara).



Distância de Belo Horizonte:



Diamantina – 263 km



Turmalina – 442 km



Minas Novas – 463 km



 



Use  #TurismoMG em suas fotos por Minas Gerais e compartilhe sua história!



Playlist -  Clique aqui para ouvir todos os episódios do Rotas e Destinos, o programa que vai te fazer colocar os pés na estrada, com  dicas e curiosidades dos melhores destinos em Minas Gerais!



 



Conteúdo Relacionado