Turismo em Minas Gerais | Biscoito Tareco

3.660
Foto por: Mirinha
Atualizado em: 16/09/2022

Gosto de Minas- Aprenda a fazer o Biscoito Tareco

                                                                               Aprenda a receita típica do Biscoito Tareco, uma quitanda típica de Grão Mogol.

Por aqui, já falamos como as quitandas são as joias raras da cozinha mineira. Com receitas passadas entre gerações, peculiaridades que diferem o preparo em cada região e ingredientes que exaltam a mineiridade de nossa cozinha, essas delícias têm presença garantida em nossos cafés.

A receita do dia não poderia ser diferente, uma quitanda cuja história se mistura com a do lugar de onde vem, e o sabor conquista a quem experimenta. O Biscoito Tareco, típico da cidade de Grão Mogol, começou pela realeza, mas logo se popularizou entre os moradores da cidade, até conseguir o status de prato típico.

Grão Mogol, um destino surpreendente e saboroso

Nos confins da Serra do Espinhaço, a cidade de Grão Mogol desponta como um destino turístico aconchegante, que oferece verdadeiros deslumbres ao visitante, sobretudo pela simplicidade e autenticidade de suas construções, pela hospitalidade de seus moradores e por paisagens de tirar o fôlego.

Os conjuntos arquitetônicos da Avenida Beira-Rio, da Rua Cristiano Belo e da Rua Juca Batista levam o turista de volta ao passado. A cidade simples, tranquila e autêntica oferece também aos visitantes locais com paisagens como as da Serra Geral, da Trilha do Barão, da Cachoeira do Inferno e da Gruta Lapa da Água Fria. Para os amantes de esportes de aventura, o Lago do Irapé permite ao turista praticar atividades como rafting, rapel e passeios de balsa.

 

Além disso, o lugar é um reduto dos sabores da cozinha mineira, com receitas tradicionais e modos de fazer que carrega consigo o DNA da mineiridade, o destino é um daqueles lugares em que a cozinha mineira é mais um item para se apaixonar.

 

Um biscoito com ares de realeza

Impossível falar dos sabores de Grão Mogol e não mencionar o Biscoito Tareco, a nossa delícia do dia ganhou os holofotes da Rede Minas através do programa Sabor e Afeto, e quem conta sua história é a Mirian.

Segundo ela, a receita está na família há 4 gerações, e foi ensinada pela baronesa do café, que viveu na cidade no século 19. Uma receita presente na hora do café e da merenda, que é como chamamos o café da tarde em algumas cidades mineiras.

Conta pra gente, você já tinha ouvido falar em ‘merenda’?

Bom, sem mais delongas vamos aprender a deliciosa receita do biscoito tareco, e espalhar a tradição grão-mogolense Brasil a fora? Quando fizer, não esquece de compartilhar a foto conosco através do nosso Instagram visiteminasgerais.

Biscoito Assado Tareco

Ingredientes

01 kg de farinha de trigo com fermento

01 prato de queijo ralado

01 prato de açúcar

250gr de manteiga

05 ovos

Modo de fazer

1. Misture a manteiga, o açúcar, os ovos e o queijo até que o açúcar derreta.

2. Vá acrescentando o trigo e amassando até que a massa solte da mão.

3. Faça os pãezinhos e faça 2 cortes como um pezinho de galinha.

4. Asse em forno quente (180°) até dourar.

E aí, o que achou da receita? Quer conhecer mais sobre o destino, descubra aqui 3 curiosidades de Grão Mogol.

 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?