Turismo em Minas Gerais | Bolinho de Mandioca com Linguiça

184
Foto por:
Atualizado em: 04/11/2022

Gosto de Minas: Aprenda a fazer o Bolinho de Mandioca com Linguiça

 

Aprenda a fazer uma receita com ingredientes tradicionalmente brasileiros e com a cara de Minas

 

A mandioca, também popularmente conhecida como Aipim, Maniva, Macaxeira e outros diversos nomes, é o ingrediente principal da receita de hoje. Essa planta com a cara do Brasil, era amplamente utilizada pelos povos nativos antes mesmo da colonização portuguesa, e nos dias atuais ainda se faz muito presente na mesa do brasileiro, e é claro, do mineiro também!

No Gosto de Minas de hoje, vamos falar sobre o bolinho de mandioca com linguiça, uma receita do município de Formiga, que carrega a ancestralidade da cozinha brasileira com um toque bem mineirinho com a cara da Mineiridade.


Areias Brancas do Mar de Minas


Sendo a maior extensão de água de Minas Gerais e uma das maiores do mundo, o Lago de Furnas é conhecido como o Mar de Minas e faz parte do Circuito Grutas e Mar de Minas, tendo Formiga como um dos municípios que o compõem. Conhecida como a cidade das areias brancas, a região tem como principais atrativos o museu histórico municipal, a Igreja São Vicente Ferrer e o mirante do Cristo, além de praças e casarões históricos.


O município também é destaque na produção artesanal e industrial de linguiças, cujo sabores são reconhecidos e figuram nas ementas e restaurantes de todo o país. E inclusive, a linguiça de Formiga recebeu o registro de indicação geográfica, visando garantir a origem produtora dessa tradicional iguaria.


Raízes Históricas e Gastronômicas


A mandioca é uma raiz originária da américa do sul, sendo cultivada em todos os estados brasileiros. Essa planta é um dos principais alimentos energéticos e se faz presente em muitas receitas utilizando as folhas ou as raízes que por sua vez podem ser consumidas, cozidas, assadas, fritas, ensopadas e também em forma de farinha, e é utilizada como prato principal, acompanhamento ou ingrediente de receitas deliciosas!

O nome mandioca vem do Tupi mãdi’og ou mani-oca que significa “Casa de Mani”. Reza a lenda, que Mani foi uma criança indígena que após falecer, foi sepultada e as lágrimas de sua mãe caíram sobre o chão onde Mani estava e assim a planta nasceu.

A receita de hoje carrega tradições culturais, históricas e gastronômicas misturando a mandioca e a linguiça, dois pratos amplamente consumidos em Minas e que, dessa vez, se tornam ingredientes para um prato delicioso que só de pensar já dá água na boca!

Bolinho de Mandioca com Linguiça

Ingredientes:

2 xícaras de chá de mandioca cozida (amassadas ainda quente)

1/2 xícara de chá de farinha de trigo

1 cebola (ralada)

Salsinha a gosto

2 ovos

2 colheres de sopa de queijo parmesão (ralado)

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

200 g de lingüiça 

 

Modo de Preparo:


Em uma vasilha coloque a mandioca, a cebola, a salsinha, os ovos, o queijo parmesão, o fermento e a lingüiça 
Misture muito bem
Modele os bolinhos e frite em óleo quente

E aí? Gostou da receita? Conta pra gente o que achou, e se ainda não fez, aconselhamos correr e provar essa delícia! Aproveita também e confere uma receita deliciosa de Bolinho Frito de Peixe

Sobre o Autor

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?