Turismo em Minas Gerais | Chocolates da Serra da Mantiqueira

1.183
Foto por: Jennifer Pallian por Pixabay
Atualizado em: 20/09/2022

Chocolates artesanais na Serra da Mantiqueira

Que tal um combo de frio + serra + chocolate?

É nesse clima,  bem ali no friozinho da Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas, que a gente gostaria de estar agora (bem acompanhados!) para apreciar essa delícia.

Como se não bastasse a natureza exuberante e  todo o charme da região, ela ainda concentra importante parcela da produção de chocolate nacional. Boa parte dela em escala industrial, inclusive, como é o caso da cidade de Extrema, que abriga importantes indústrias nacionais e até internacionais do ramo. Mas hoje a gente está interessado mesmo é na produção artesanal.

Aos chocólatras que, assim como eu, ficaram empolgados com a idéia, acalmem-se. Por ora, tomem nota e se organizem para muito em breve conhecer uma das regiões mais doces do estado.

Onde encontrar?

Monte Verde (Camanducaia)

Em Camanducaia está o distrito de Monte Verde, famoso por suas construções em estilo europeu e  suas baixas temperaturas que, especialmente no inverno, chegam a ser negativas, deixando o cenário ainda mais convidativo para um bom chocolate quente.

Além de curtir as chocolaterias, você pode visitar o processo de produção na fábrica de chocolate artesanal mais tradicional da cidade(1978).  Imagina só que delícia poder acompanhar de pertinho o chocolate sendo transformado em barras, bombons, trufas... É praticamente reviver o famoso filme a “A Fantástica fábrica de chocolate”.

Para completar, a fábrica tem algumas receitas exclusivas que fazem um sucesso danado entre os visitantes: a prímula, que é como uma espécie de alfajor, só que ainda mais molhadinho, e a sopa de morango, feita de morangos in natura mixados com um segredo da casa, uma bola de sorvete de creme no centro e calda trufada. É pra  tirar a gente do eixo, não é não?  

Bueno Brandão

A cidade de Bueno Brandão é outro tesouro do Sul de Minas. Com dezenas de belíssimas cachoeiras, cumes, mirantes e várias opções de atividades ao ar livre e de aventura, é uma daquelas típicas cidades do interior que quando visitamos nos surpreendem  em todos os sentidos.

Não é diferente com a fábrica de chocolate da cidade que teve seu início em 2005, com uma produção familiar e hoje atrai todos os turistas que passam por ali. Não existe visita a produção, mas a loja anexa à fábrica por si só já é uma perdição. São inúmeras opções maravilhosas para todos os gostos e paladares.

Gonçalves

Gonçalves também é uma boa pedida pra quem busca aventura e contato com a natureza. A marcante floresta de araucárias, cachoeiras e serras tornam a paisagem da cidade inesquecível.

 A chocolateria artesanal referência na cidade é também muito procurada pelos turistas que, no friozinho da serra, buscam por um chocolate quente, trufas, bombons, licores, fondue com frutas da região e sobremesas que têm como ingrediente o cacau.

Aposto que ficou babando de vontade aí! O lado bom, é que enquanto não dá pra ir lá conhecer essas delícias  da Mantiqueira mineira, dá pra pelo menos ensaiar em casa mesmo, enrolados em um edredom e comendo uma barrinha de chocolate, bolo, bombom ou o que conseguir por  aí. O importante é não passar vontade!

Conheça mais atrações da Serra da Mantiqueira clicando aqui.

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll.

Comentários

O que eu procuro em Minas?