Turismo em Minas Gerais | Como fazer Biscoito de Goma

2.341
Foto por: Imagem de user3802032 no Freepik
Atualizado em: 14/10/2022

Gosto de Minas: Como fazer Biscoito de Goma

Aprenda a fazer uma deliciosa receita tipicamente mineira, o biscoito de goma!

Desde o século XVIII esse biscoito se faz presente na cozinha mineira, sendo servido nas mesas das fazendas aqui de Minas Gerais. Também chamado de biscoito de polvilho, tem um sabor característico do seu ingrediente principal, o polvilho azedo. Essa receita é considerada uma especialidade da comida do interior que também é muito presente no sul do País.

 

Diferentes formas e sabores

A raiz da mandioca contém um amido chamado fécula de mandioca, carimã ou goma. Essa matéria vegetal é o amido da mandioca, um ingrediente que está muito presente na mesa do mineiro. O polvilho também faz parte da receita do prato mais marcante da cozinha mineira, o Pão de queijo .

A principal produtora de polvilho é a cidade de Conceição dos Ouros aqui em Minas Gerais, no município, existe até um festival chamado “Festa do Polvilho” que já conta com 25 edições que ocorrem no mês de agosto, com atrações musicais e muitas receitas utilizando o ingrediente. Inclusive, o polvilho é proveniente da fermentação, ou secagem solar do amido da mandioca. Vale destacar que dentro desses processos, também existe como resultado o polvilho doce, que também se faz presente nas receitas que tem a cara de Minas.

Receita especial da Terra da Cachaça

A receita de hoje vem diretamente do município de Novo Cruzeiro, que é conhecido pela Festa da Cachaça, que teve sua 27° edição entre os dias 08 e 11 de Setembro, sendo considerada a maior festa popular do Vale do Jequitinhonha, atrai turistas de diversas regiões e fomenta o turismo local.

Em Novo Cruzeiro também está presente a Capela de São Francisco, um importante marco histórico e cultural da região. Sabe-se também que sua primeira capela foi construída em 1917 em homenagem a São Bento e é de lá que nosso Blog trás essa receita deliciosa de Biscoito de Goma.

Biscoito de Goma

INGREDIENTES

500 g de polvilho azedo

200 ml de água fervente

150 ml de óleo em temperatura ambiente

5 ovos

Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Em uma vasilha acrescente o polvilho, a água fervente e o óleo, misture bem e acrescente o sal a gosto.

Adicione por último os ovos, um de cada vez, até obter uma massa consistente.

Coloque a massa em um saquinho de confeitar e modele os biscoitos em uma forma (não é necessário untar a forma).

Leve para assar em forno médio (180° C), preaquecido, por 25 minutos.

E aí, já provou o biscoito de goma? Já conhecia essa forma de chamar o polvilho? Conta pra gente o que achou dessa receita super simples e saborosa.

Gostou da receita? Aproveita e confere nosso post especial sobre cafés , afinal de contas, um cafézinho e um biscoitinho andam muito bem juntos ne? 

Sobre o Autor

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?