Turismo em Minas Gerais | Conheça a receita do Biscoito de Vinho

445
Foto por: Prefeitura de Espera Feliz via Portal Minas Gerais
Atualizado em: 11/11/2022

Gosto de Minas: Conheça a receita do  Biscoito de Vinho

 

Diretamente de um município que faz parte do Caminho da Luz, o blog de hoje trás a receita de um biscoito divino!

 

O vinho é uma bebida pra lá de histórica, que vem acompanhando a humanidade desde tempos remotos e acompanhou evoluções e revoluções de muitas civilizações. Essa bebida tem um significado histórico e religioso muito importante, que remonta a diferentes períodos da humanidade, tanto gregos, quanto egípcios, romanos e muitos outros povos de lugares e momentos importantes tiveram o vinho presente em seu dia a dia.

 

Hoje, o blog Daqui de Minas trás uma receita que envelheceu tão bem quanto o vinho, um biscoito de encher os olhos e de dar água na boca!

 

Sabor que Encanta

 

Já não é novidade que o vinho é uma bebida que acompanha a humanidade a milênios, mas sabia que existem registros que datam vestígios de cultivo de uva para a produção de vinhos na Geórgia por volta de 8000 e 5000 anos antes de Cristo? Apesar do vinho ter chegado ao Brasil com os Portugueses, ele já caminha de mãos dadas com os povos humanos há muitos e muitos anos. Com tanto tempo de existência, é claro que o vinho passou por modificações e diferentes formas de fabricação e hoje podemos encontrar vinhos com diferentes propostas, seja um vinho seco, tinto, branco, rosé e muitos outros.

 

Essa bebida pode ser tanto a atração principal quanto parte de um conjunto gastronômico, pode ser harmonizada com frutas, queijos, torradas e geleias, fazendo com que essa bebida que já é saborosa por si só possa se tornar ainda mais interessante dependendo do seu acompanhamento. Na receita de hoje, o vinho traz sabor como o ingrediente principal de um biscoito que derrete na boca!

 

Os Caminhos do Vinho em Minas

O enoturismo envolve o visitante na cultura e tradições das localidades produtoras de vinho. Motiva as suas viagens ao convidar o turista a ter contato com os aromas e sabores dos vinhos. E como estamos próximos do dia do enoturismo, nada mais interessante do que unir uma data especial com uma receita mais especial ainda, com o gostinho da mineiridade!

 

Cidade Charme

 

A receita de hoje vem do município de Espera Feliz que é um dos municípios mineiros que compõem o Circuito Pico da Bandeira. No século XVIII, tropeiros, religiosos e aventureiros usavam uma rota que atravessava a serra mineira e levava do Rio de Janeiro ao Espírito Santo, chamada de Caminho da Luz, que se inicia em Tombos e termina no Pico da Bandeira, incluindo assim o município nos perímetros da rota. Além do contexto histórico, Espera Feliz tem outras lindas surpresas esperando pelos visitantes, com destaque para os biscoitos de vinho de Shirley de Souza Rubio, que aprendeu a preparar biscoitos de vinho exclusivos da família de seu marido hispânico. Na receita, usa-se a gordura de porco porque o óleo vegetal não confere o mesmo sabor e textura à quitanda.

 

Biscoito de Vinho

Ingredientes

 

- 1 xícara (chá) de gordura de porco derretida

 

- 2 xícaras (chá) de vinho tinto, suave

 

- 1 kg de farinha de trigo

 

- 1 xícara (chá) de vinho tinto, suave (para o acabamento)

 

- 1 kg de açúcar refinado (para o acabamento)

 

Modo de Preparo:

 

Misture a gordura, o vinho e a farinha, até obter massa lisa e homogênea, semelhante à de pastel.

Abra numa superfície com rolo, com meio centímetro de altura, e cortar em tiras com 10cm de comprimento e 5cm de largura.

Modele o biscoito, fazendo um anel com cada retângulo, apertando bem na emenda, para não soltar.

Vire apenas uma das extremidades, como aba de um chapéu.

Frite em gordura quente, colocando a aba para baixo, na frigideira.

Fritar toda a massa e deixar no papel-toalha para retirar o excesso de gordura.

Deixar esfriar bem, mergulhar rapidamente cada um no vinho e passar no açúcar.

Rende 50 biscoitos.

O que achou da receita de hoje? Aproveita e dá uma olhada no texto sobre Vinícolas e Vinhos de Minas Gerais

Sobre o Autor

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?