Turismo em Minas Gerais | Conheça o portfólio Minas Santa

854
Foto por:
Atualizado em: 05/04/2023

Conheça o portfólio Minas Santa

 

Iniciativa do Governo de Minas, por meio da SECULT-MG visa salvaguardar e promover os bens

religiosos e impulsionar o turismo da fé.

 

A Semana Santa é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão em todo o mundo, um momento de grande significado cultural, onde a religiosidade se mistura com as tradições populares que refletem a identidade do povo mineiro. 

São eventos religiosos carregados de grande fervor e devoção, o momento é uma oportunidade para os mineiros se reunirem em torno de sua fé e cultura.

 

Momento de Oração e Celebração

Em muitas cidades do interior de Minas Gerais, a Semana Santa é celebrada com procissões, missas, encenações e outras atividades religiosas. Em Carandaí , Pedra Azul , Nepomuceno , Rio Vermelho e em muitos outros municípios mineiros, as celebrações cheias de religiosidade carregam a fé da mineiridade durante o período da Semana Santa.

As igrejas e capelas são decoradas com flores e outros ornamentos, e a população se veste com roupas tradicionais para as celebrações para a confecção de tapetes devocionais, que enfeitam as ruas por onde passam as procissões. 

Tradição e Memória

Outra tradição muito forte durante a Semana Santa é a encenação da Paixão de Cristo, que ocorre em diversas cidades do estado. Nessas encenações, atores e figurantes representam os principais momentos da vida e morte de Jesus Cristo, recriando cenas como a Última Ceia, a prisão de Jesus, a sua crucificação e ressurreição. 

Essas encenações são muito populares entre a população, e atraem milhares de turistas nas diversas regiões e municípios do estado.

Minas Santa

Nesse momento de reflexão, cultura e religiosidade convidamos você a conhecer o Portfólio Minas Santa, que reúne mais de 100 eventos de mais de 80 municípios de Minas durante este período religioso para que a Mineiridade possa ser apreciada por todos em um momento tão especial para os mineiros!

Para acessar o Portifólio clique Aqui !

Sobre o Autor

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?