Turismo em Minas Gerais | Conheça os presépios do Natal da Mineiridade

662
Foto por:
Atualizado em: 16/12/2022

Conheça os presépios do Natal da Mineiridade 

 

Entre apresentações, shows e luzes, os presépios do Natal da Mineiridade também chamam a atenção pela criatividade de suas composições e materiais que são feitos, formas e contemporaneidade.


 

 

Curiosidades

O presépio, do latim latim “praesaepe”, é um representação do momento do nascimento de Jesus Cristo, de diversas maneiras esse momento é representado com peças das figuras de José, Maria, os Três Reis Magos e os animais.

O primeiro presépio foi feito por São Francisco de Assis em 1223, na Itália. Ele foi feito de argila para contar aos habitantes da pequena localidade o nascimento de Jesus, numa manjedoura e desde então é uma tradição de natal.

No Natal da Mineiridade essa tradição, presente desde o século 18 em nosso território, é tomada pela criatividade das cidades e comunidades mineiras que só se encerra no dia 6 de janeiro com outra tradição, a festa de Folia de Reis.

 


 

 

Exposição dos presépios do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais

No Palácio da Liberdade acontece hoje, 06/12, a exposição “Uma Noite Sagrada - Presépios de Minas Gerais” com obras vindas de regiões de importantes artesãos do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas.

O acervo conta com mais de 40 peças que remetem a personagens presentes no cotidiano de cada artista como o pescador, o violeiro, o lavrador, o barqueiro e os bichos. Os presépios vem das cidades de Araçuaí, Caraí, Felício dos Santos, Itaobim, Jenipapo de Minas, Minas Novas, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, no Vale Jequitinhonha, e Curral de Dentro, Januária, Salinas, São João do Paraíso e Taiobeiras, no Norte de Minas. 

O acervo que também é importante pelo seu significado de artesanato tradicional, arte popular e patrimônio cultural, elas foram desenvolvidas com argila, fibras naturais, cabaça, ferro e materiais reciclados, além do bordado e do crochê.


 

Circuito de Presépios de Santa Luzia

Santa Luzia é famosa por seu circuito de presépios! Esse ano ele terá 35 pontos de visitação, que ficarão abertos até o dia 6 de janeiro, e uma grande novidade.

Os visitantes podem adquirir um passaporte para carimbar os presépios em que visitou e mais, quem visitar todos os presépios ganhará uma ecobag personalizada com uma surpresa dentro.

 

 

O maior presépio itinerante em tamanho real do país…

Em Caeté, na Praça João Pinheiro, serão reunidas 50 peças em tamanho natural, em fibra de vidro, que ocupam 640 metros quadrados e compõem o maior presépio itinerante em tamanho real do país!

A inauguração ocorrerá no próximo sábado, 11/12, e contará com a apresentação de corais.

 

Concursos 

Em diversos municípios há também concursos de presépios, no qual todos os concorrentes podem expressar da sua maneira os presépios. Em Ouro Preto, a FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto, realiza o Concurso Nacional de Presépios. As obras são avaliadas por um júri técnico e pelo público e são sempre muito ricas com a intenção de “resgatar o sentido poético e singular do presépio e estimular a criação contemporânea sobre o tema”.

 

 

Saiba mais aqui!


 

Guia Online de visitação de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais

O roteiro de visitação de presépios e lapinhas é realizado pelo Iepha em parceria com diversos municípios mineiros, ficou bem mais fácil não perder nenhuma exposição, não é mesmo? Esse ano, além da facilidade do Guia Online, acontecerão também mediações nas visitações e os mediadores serão os próprios fazedores, uma forma de enriquecer a experiência. 

Também acontecerá a exposição online por meio das fotos no site do Iepha!


 

Confira mais presépios do Natal da Mineiridade espalhados por Minas Gerais e não deixe de visitar:





LEIA TAMBÉM: Ceia de natal made in Minas!

Sobre o Autor

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?